[Cascavel-pm] Perl - Acesso

Sábado Novembro 25 17:56:04 PST 2006

Continuando...

para verificação do conteúdo de uma variável:
- ao invés do NULL, utilize undef.
Ex.: print "vazio" if $x eq undef;

- outra opção é utilização a função 'defined' para verificar se uma string
ou até subrotina está definida.
Ex.: print "definido" if defined $x;
print "não definido" if !defined $x;

- ainda existe a função 'exists' para tratar hashs e arrays e, também, até
subrotina.
Ex.: print "existe" if exists $bolo{chocolate};
print "existe" if exists $matriz[1][3]; # creio que gostará de usar

Bom, creio que possa ajudar. :)
- Tomei a liberdade de usar esse estilo de ordenamento (resultado ->
condição) para um melhor entendimento da função.
- O ponto de exclamação nega uma função, ou pelo menos retorna o contrário
dela.

É isso!

Abraços,

-
On 11/25/06, Breno G. de Oliveira <breno em clavis.com.br> wrote:

> Seguindo a ótima recomendação do Nilson, após ler o "perlintro", se
> quiser começar a brincar com matrizes pode ler também o "perllol"
>
> perldoc perllol
>
> ou
>
> http://perl.org.br/bin/view/Perldoc/Perllol
>
> obs: supondo que as linhas que vc passou estejam em "matriz.txt", acho
> que o que você quer é isso:

> my @matriz = ();
>
> open FILE, '<', 'matriz.txt' or die;
> while (<FILE>) {
> [...]