[Cascavel-pm] [OT] crime cibernético e acesso à internet

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Segunda Novembro 13 08:23:21 PST 2006

Luis Motta Campos wrote:

>    Fantástico é uma fatia significativa dos criminosos ativos no Brazil.
> Agora vamos tentar lembrar quantas pessoas já foram presas por tráfico
> de drogras no Brazil (por exemplo), e vamos tentar descobrir o que a
> polícia deveria estar fazendo: tentando prender estelionatários na rede
> ou traficantes?
>
>    Ah, claro. A meia-dúzia de estelionatários que atua na rede não
> revida o fogo com metralhadoras russas nem granadas de mão... ;-)

Oi Champs,

até onde consegui pesquisar, o combate à criminalidade nos estados cabe
à polícia militar (atuação ostensiva na preservação da ordem pública) e
à polícia civil (polícia judiciária e apuração de infrações penais não
militares), cabendo à polícia federal atuar nos estados somente quando
solicitada ou quando o incidente envolver crimes que afetam o país como
um todo, o que inclui o tráfico exatamente como você mencionou (embora
concentre-se na entrada/saída do tráfico no país e eventuais plantações,
e não tanto em seu comércio nas cidades, infelizmente).

De qualquer forma, fiquei bastante curioso com seus comentários e fui
até o site da polícia federal me informar. Claramente, o texto linkado
na mensagem estava observando apenas a parte da ação da PF relacionada à
matéria, e não a atuação geral. Digo isso pq o último relatório anual
deles (2005, disponível em www.dpf.gov.br) acusa, entre vários outros
(inclusive crimes de estelionato), os seguintes resultados:

- 3993 trabalhadores libertados do trabalho forçado

- Operações Especiais na Fronteira:

  125 inquéritos policiais instaurados;
  140 prisões;
  apreensão de:
    946000 gr de cocaína;
    26 toneladas de insumos químicos;
    36000 peixes ornamentais;
    988 animais silvestres;
    2180 m3 de madeiras;
    50 toneladas de rolamentos;
    12 armas de fogo;
    61 veículos;
    95 diamantes;

- 3828 testemunhas em programas de proteção

- 48559 cédulas de real apreendidas (R$1.916.905,00)
- 1827 cédulas de dólar apreendidas (U$144.448,00)

- 52 criminosos internacionais (entre assassinos e traficantes) presos
no Brasil.

- Prisão de 99 pessoas em quadrilhas de imigração, falsificação de
documentos e tráfico de seres humanos.

Não tenho base para dizer se os valores são bons ou ruins, mas
certamente são maiores que os de 2004...

Agora, independente da PF fazer um trabalho decente ou não, Brasil com
"z" foi engraçado... acho que você passou tempo demais no exterior ;-)

[]s

breno