[Cascavel-pm] Conisli

Quarta Novembro 8 07:37:55 PST 2006

De: cascavel-pm-bounces+andre.garcia.carneir=terra.com.br em pm.org
Para: cascavel-pm em pm.org
Cópia:
Data: Wed, 08 Nov 2006 00:55:15 -0400
Assunto: [Cascavel-pm] Conisli

> Olá pessoal
>
>  Bom sou estudante de análise de sistemas e foi a 1ª vez q fui ao Conisli gostei muito, voltei bem animada.
> Sobre o PERL, agora q conheci essa linguagem, peguei um livro pra enteder como é, mas gostaria q me
informassem onde posso usar essa linguagem, é bom pra desenvolver o q??
> AH..sobre a camiseta gostei muito, já fiz propaganda na facul...

Bem, boa parte das pessoas que já ouviram falar em Perl, e conversaram com outras pessoas, ou leram sobre Perl,
vão dizer que é um ótima linguagem para fazer scripts que auxiliam em monitoramento e administração de
servidores, Mas verdade seja dita, Perl é uma linguagem de propósito geral, assim como JAVA, Python, etc. Eu
por exemplo, trabalhei com bioinformática e utilizei muito Perl para a construção de ferramentas que auxiliavam
nos projetos de genoma. Inclusive tem um módulo só pra isso no CPAN, que se chama Bioperl, nele você acha,
dentre outros 'brinquedinhos', parsers para formatos de arquivos especiais como os arquivos gerados pelo BLAST,
além de gerar gráficos(isso mesmo, gráficos) especiais para o mapeamento de genes etc., e você pode
disponibilizar isso via web ou não.

Atualmente trabalho desenvolvendo ferramentas para o Hospital do Rim e Hipertensão, num ambiente de extranet.
Para isso utilzo módulos como Encode, Template(Template Toolkit), DBI, etc. Mas tem módulos por exemplo para
gerar gráficos vetoriais utilizando bibliotecas OpenGL.  Tem módulos que integram Perl com outras linguagens,
como por exemplo Qt, Tk etc, para fazer janelinhas(programas standalone + ou - no estilo do ) .

Há pessoas que usam Perl exclusivamente para usar os seus poderosos recursos de expressões regulares, para
fabricar "spiders", dentre outras coisas. Aliás é comum usar Perl para fazer esse tipo de coisa.

Perl atende o desenvolvedor que necessita de recuros dos mais baixos aos mais altos níveis. Há pacotes para o
que você imaginar: recursos de rede em todas as camadas, e até recursos com assembly.

Pensando em desempenho como algo crítico, gostaria que mais alguém se expresse em relação a isso. Mas a grosso
modo, se o fator desempenho é realmente algo crítico, dependendo da situação é melhor utilizar linguagens ditas
"compiladas", como C, PASCAL etc.

Novamente, Perl é uma linguagem de propósito geral. Eu nunca senti falta de recursos utilizando Perl. Aliás tem
vários pacotes que fazem a mesma coisa de maneiras diferentes, e para todos os gostos. Se você se interessou
por Perl, tenho certeza de que não faltarão nem recursos de suporte à linguagem(utilizando as listas de
discussão, e a documentação - pergunte por RTFM para a lista), e muito menos recursos da linguagem( procure no
CPAN --  http://search.cpan.org).

Acho que consegui resumir mais ou menos o que penso de Perl. Claro que isso é uma visão particular, de uma
pessoa que gosta muito de Perl. O que eu sugiro à você é que vc EXPERIMENTE. Se você programa em linguagens
mais "POP" como JAVA, Delphi/PASCAL, VB etc., vai sentir muita diferença em relação a flexibilidade por
exemplo. Mas como eu já disse antes: EXPERIMENTA...

Qualquer dúvida, problema, por mais tolo que possa lhe parecer, é só enviar para a lista( e não ligue para
respostas que lhe parecerem grosseiras. Alguns membros dessa lista são meio OGRO mesmo. Mas todos querem ajudar
com certeza).

Cansei de escrever....

Cheers!

--