[Cascavel-pm] Mysql vs Firebird

Adriano Rodrigues a.r.ferreira em gmail.com
Segunda Novembro 6 04:31:51 PST 2006

On 11/6/06, Fabio Iusuki <fiusuki em bsgi.org.br> wrote:
> Gostaria de saber se o processamento de uma aplicação em Perl tem alguma
> variação relevante de velocidade se estiver trabalhando com MySQL ou
> Firebird.

Não mexi especificamente com DBD::mysql, mas duvido que tenha algum
problema de performance, da mesma forma que não detectei nenhum
problema com o DBD::Interbase (que se conecta ao Firebird também).

> Já ouvi dizer que o MySQL ganha em velocidade, mas o Firebird em segurança.
> Isso é verdade?!

Acho que é mais uma questão de familiaridade e afeição por um ou outro
banco. O Firebird sempre foi uma implementação SQL mais corretinha,
enquanto o MySQL sofre com os primeiros tempos em que era a principal
base relacional para web, rápida como um tiro, mas muito criticada.
Nos tempos passados era rápida porque deixava de implementar muita
coisa que vários programadores de bases relacionais tomam como
garantida: integridade referencial, coisas como triggers e procedures
(que não tem em geral portabilidade entre bancos diferentes) e outros.
Mas o MySQL evoluiu muito e pelo que eu sei depende muito de como o
banco é compilado. Hoje tanto o MySQL e o Firebird modernos podem ser
rápidos implementando ao pé da letra muito da especificação de SQL 92
(ou até mais) devido à evolução das implementações e otimizações que a
maturidade trouxe.

> Agradeço a ajuda,

Acho que a ajuda mesmo vem a seguir com comentários mais específicos
de quem já teve momentos alegres e já sofreu com um e outro, mas
TIMTOWTDI (que é mais ou menos "há mais de uma maneira de fazer
qualquer coisa"). MySQL e Firebird seriam duas maneiras para salvar
dados em uma base relacional para Perl acessar. Logo a seguir, você
deve ter mensagens defendendo uma e outra. Em geral, a escolha que
você fizer é a certa e você se tornará responsável por ela.

Boa sorte,
Adriano Ferreira.

P.S. Como MySQL e Firebird dispõem de drivers DBI, muito da
programação com um e com outro em Perl pode ser exatamente igual e
intercambiável. Nesta aventura, você pode apreciar o uso de livros de
frase. Nas URLs a seguir você encontra mais informação sobre esta
idéia.
  http://www.perl.com/pub/a/2002/10/22/phrasebook.html
  http://search.cpan.org/dist/Class-Phrasebook/
  http://search.cpan.org/dist/Data-Phrasebook/