[Cascavel-pm] OFF: Revista Veja e o Software Livre

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quinta Maio 18 06:32:32 PDT 2006

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:

> Eu, particularmente, gosto da Veja por sua posição na "política tradicional".

hehehe

Agora a discussão vai ficar off-topic mesmo. :)

Veja o que o Alberto Dines, do Observatório da Imprensa, tem a dizer
sobre a última edição da Veja:

"Jornalismo de Veja não vê, chuta"

A edição nº 1956 de Veja (17/5/2006) transformou-se instantaneamente num
clássico da impostura jornalística. A justificativa posterior, assinada
pelo diretor de Redação Eurípedes Alcântara, não ficou atrás: é um
clássico de cinismo. Juntas, convertem-se na bíblia do parajornalismo –
combinação de chantagem, espionagem e paranóia.

A matéria "A guerra dos porões" (págs. 40-45) segue uma linha que Veja
persegue há tempos – derrubar o presidente da República, a maior
autoridade do país. Mas foi pensada, escrita e editada no extremo oposto
– nos porões de uma profissão que já foi considerada missionária,
romântica, decente e respeitável.

Esta que se apresenta como a quarta maior revista do mundo ocidental
(quem garante?) e agora traveste-se como "a mais respeitada revista
brasileira" (está provado, não é?) sintetizou de forma admirável e
trágica a história da sua própria decadência. (...)

Tudo na matéria é assumidamente inconsistente, incoerente, duvidoso,
incerto e inseguro. A alegação de Eurípedes Alcântara de que as
informações publicadas "esgotam a investigação jornalística", além da
fanfarronice juvenil é um atestado público das limitações de Veja em
matéria de investigação jornalística. Quem não tem competência que não
se habilite.

Sem a ajuda de arapongas, espiões e malfeitores de alto ou baixo coturno
Veja não consegue dar um passo. Melhor seria que continuasse na esfera
da celulite, impotência, incesto, longevidade, botox, infidelidade e
espiritualismo – onde, aparentemente, lidera inconteste.

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=381IMQ001

Eu, pessoalmente, parei de ler esta revistinha há tempos.

[]s

Nelson