[Cascavel-pm] OFF: Revista Veja e o Software Livre

vict0r vgdias em gmail.com
Quarta Maio 17 19:28:43 PDT 2006

*Sérgio Amadeu*

A revista Veja novamente divulga uma matéria mentirosa. Chamada O
Grátis que sai caro, a matéria procura atacar o avanço do software
livre usando releases publicitários da Microsoft, empresa monopolista
que vai perdendo seus lucros monopolistas diante do avanço do modelo
de software aberto.

Como o jornalista Eduardo, o Duda, tem muita experiência sabemos que
seu texto não trouxe enganos, mas mentiras:

1- Somente um único Ministério, do Desenvolvimento Agrário, economizou
R$ 2 milhões usando aplicações de segurança livres em sua rede. Isto
sem contar a economia com suporte e com a estabilidade da rede. Apesar
da campanha da Microsoft, o software livre é muito mais econômico e
estável.

2- A Veja contraria as matérias da Info Exame (do mesmo grupo Abril),
uma revista técnica e séria, sobre os enormes benefícios do software
livre. Quem está mentindo: a Veja ou a Info Exame? A resposta é óbvia.
A Veja mente.

3- Nunca se vendeu tanto computador no Brasil por causa do programa PC
Conectado, devido ao financiamento e aos 26 softwares livres
embarcados nos computadores. Só o Duda não viu. A venda de mais de 450
mil computadores com software livre fez até que as licenças
proprietárias caíssem de preço. A Veja esqueceu que a concorrência
gera melhores produtos e a redução de custos da tecnologia da
informação.

4- Veja não viu que enquanto 69,7% do mercado mundial (mais de 2/3)
usa Apache, software livre para webservers, menos de 4% dos servidores
do governo federal seguiam o padrão do mercado. Duda acha normal
quando o uso é de programas da Microsoft, mesmo que estes produtos
sejam mais caros e mais instáveis. O que o governo federal fez foi
quebrar a reserva de mercado para produtos de uma única empresa. Hoje,
um pouco mais de 30% do governo federal utiliza Apache. A economia mal
começou. Será que algum lobista pediu para a Veja dar uma força e
paralisar a redução de custos do Estado?

5- Duda esqueceu de contar o grande lobby da Microsoft sobre o
governo. Ele sabia, mas omitiu que o chefe de gabinete da presidência
do SERPRO, maior empresa de TI do governo, saiu direto de uma empresa
pública para o escritório de vendas da Microsoft em Brasília. Isto
ocorreu no segundo semestre de 2004. Se fosse no mercado financeiro, a
lei de quarentena proibiria tal absurdo, mas na área de TI isto não
ocorre.

6- Os equívocos da matéria são tantos que não podem ser simplesmente
erros. Veja chegou a dizer que quem decide pelo empréstimo de urnas
eletrônicas (que usam somente software proprietário) para o Paraguai
foi o governo federal. Qualquer jornalista sabe que esta decisão é do
TSE, Poder Judiciário. Ela não tem nada a ver com software livre e
muito menos com o governo Lula. Duda não sabe disto? Claro que sabe,
mas fez de propósito. Por que? A serviço de quem?

7- Cada parágrafo da matéria é meticulosamente escrito para distorcer
a realidade. Vou parar por aqui, mas seria necessário restabelecer a
verdade em cada linha. Apenas mais uma: Duda escreveu que o SERPRO
contratou 2000 funcionários para desenvolver software livre. Mentira
descabida. Isto sim é que deveria ter sido feito, mas o concurso foi
para técnicos em geral e até para escriturários. Mas para Veja toda
informação pode ser manipulada e distorcida. Não é mesmo, Duda?

São Paulo, 16 de maio de 2006.

Sérgio Amadeu