[Cascavel-pm] SoC - Projeto de interface web para PostgreSQL

"Er Galvão Abbott - PortoAlegre.pm" pmpoa em galvao.eti.br
Quinta Maio 4 14:19:27 PDT 2006

Pessoal:

Não sei se todos já conhecem, mas existe uma ferramenta para acesso web
à bases de dados PostgreSQL no mercado chamada PHPPgAdmin. É uma
ferramenta super-completa, que permite desde o acesso simples às bases
de dados até o gerenciamento das mesmas (dump, vacuum, etc...).

Esta ferramenta é utilizada pela maior parte da comunidade e também pela
esmagadora maioria dos provedores de hospedagem para permitir que seus
clientes tenham acesso e controlem suas bases (pra quem não sabe, os
provedores geralmente bloqueiam o acesso direto via ferramentas desktop
como o PGAdmin e similares).

Uma coisa que sempre me incomodou nessa ferramenta foi a interface.
Realmente muito pobre visualmente, usa de recursos como janelas popups e
outras coisas desagradáveis que fazem com que, IMHO, não se tenha um uso
muito interessante da ferramenta em si.

Sendo assim, já faz algum tempo que a idéia de desenvolver uma
ferramenta nova tem habitado a minha cabeça. A idéia sempre foi,
principalmente, desenvolver uma aplicação que possuísse uma interface
mais intuitiva e prática com o PostgreSQL, usando de recursos Web mais
modernos (abuso de frames, JavaScript, etc...).

Há um tempo atrás eu desenvolvi um protótipo usando como linguagem
server-side o PHP e confesso que isso me incomodou, já que sempre
reclamei - e ainda reclamo - de ter sido "raptado" do Perl e "forçado" à
trabalhar com PHP pra sobreviver. Quem viu o protótipo gostou muito e
percebi que a idéia tinha futuro.

Estive conversando com o David Fetter (quem esteve aqui no YAPC
conheceu) à respeito - na realidade a comunidade PostgreSQL do freenode
e ele foram uma ajuda essencial quando comecei à entrar em detalhes mais
internos do PostgreSQL - e ele gostou da idéia de propormos uma
ferramenta com essas características tendo Perl - e óbviamente DBI -
como linguagem server-side ao pessoal do Summer of Code da Google. A
PostgreSQL é uma das tantas empresas participantes e o próprio David se
ofereceu para ser, junto comigo, um dos mentores do projeto.

É claro que a idéia não é fazer tudo o que o PHPPgAdmin faz (eles
levaram um bom tempo pra chegar onde chegaram), mas desenvolver uma
ferramenta que seja mais "developer-friendly" por assim dizer e que
utilize recursos mais interessantes que uma ferramenta web possa
disponibilizar, tornando-se assim mais atrativa. Também é óbvio que a
idéia é que a ferramenta cresça posteriormente, possibilitando novas
funcionalidades.

Bem, estando tudo esclarecido e explicado, precisamos de pessoal
motivado e disposto à trabalhar no projeto, preferencialmente quem for
aluno de alguma universidade (isso é um requisito do Summer of Code).
Lembro à todos que este projeto tem como objetivo direto a realização da
ferramenta em si, mas terá como ganhos indiretos, além do financeiro
(ver http://code.google.com/soc/studentfaq.html#34) uma maior
visibilidade não só de Perl, mas também da SPB e dos envolvidos no projeto.

Fico aguardando respostas dos interessados, de preferência o mais rápido
possível, já que as inscrições para o Summer of Code começaram à 3 dias
atrás.

Abraços,

Galvão