[Cascavel-pm] [EAD-PERL] Re: Hands-on via web

"Er Galvão Abbott - PortoAlegre.pm" pmpoa em galvao.eti.br
Segunda Maio 1 13:20:21 PDT 2006

Luis Motta Campos wrote:

>    Pode até ser mais simples. Mas certamente é muito mais caro, do ponto
> de vista de capacidade de processamento necessária. E também mais
> perigoso. Se o cliente executa seu próprio código, temos muito menos
> chance de ser atacados por algum furo de segurança por aí.
>
>    A única coisa chata era ter de usar JavaScript para rodar perl. Mas
> acho que eu posso me calar sobre esse assunto em noma da divulgação
> ampla da linguagem (não, não estou falando de JavaScript!) ;-)
Não entendi. A solução que eu tinha pensado era uma DIV controlada por
JavaScript. Outra coisa é que, se entendi bem, a idéia é que nosso
"Interpretador Interativo" reaja apenas ao perlintro.

Desta forma existem duas questões que á princípio bloqueiam os riscos de
segurança:

1) O Interpretador não responderá à nada que não quisermos, nada que não
faça parte do perlintro.
2) Sem JavaScript habilitado a aplicação simplesmente não funciona -
experimentem o exemplo do Ruby sem o JS habilitado.

Claro que a parte server-side (Perl) terá que possuir algumas checagens
de segurança também.

O que me parece é que o conceito da coisa está saindo de controle -
Applet, Perl compilado como JS (o que se entendi bem a palestra do
Flávio sobre Perl6 é possível de ser feito), etc...

A idéia não era simplesmente fazer uma aplicação web que possibilitasse
ao usuário testar alguns conceitos básicos (perlintro) sem a necessidade
de ter a linguagem instalada na máquina?

Galvão