[Cascavel-pm] Duvida no Perl Monks

Igor Sutton Lopes igor em izut.com
Quarta Março 15 18:50:47 PST 2006

Lorn,

Uma das coisas que você pode fazer e é perfeitamente válido é escrever o
código que sua empresa quer 'esconder' em C, e criar uma biblioteca Perl
utilizando XS. Não que você não possa 'decompilar' uma aplicação destas,
mas torna mais difícil.

Tem um ponto que eu sempre lembro, da palestra do Randal do último FISL:
"Se você tira algo da comunidade, coloque algo também." Isso garante que
a comunidade crescerá. Insista para sua Empresa contribuir também.

Estou tendo aulas de Administração de Empresas, e uma das lições que
estou tirando da aula de Teoria Geral da Administração é que uma Empresa
é muito mais serviços do que produtos, ainda mais em informática. Como
vi em um link passado pelo Nilson, onde o Brian D'Foy fala que
'escondendo o seu código não irá fazer seu cliente deixar de procurar
outra solução no mercado.' Ele irá procurar outra solução se a sua não o
satisfizer, e para isso é importante que exista foco no desenvolvimento
de serviços e valor agregado ao seu produto.

Ficam meus dois centavos aí.

Abraço,
Igor.