[Cascavel-pm] Duvida no Perl Monks

Quarta Março 15 12:20:21 PST 2006

--- Lorn <lorn.br em gmail.com> escreveu:

> Eu fiz essa pergunta no perlmonks, e não aqui porque
> gostaria de testar o
> perlmonks, já me disseram que você posta uma duvida
> e depois de pouco tempo
> já tem varias respostas e coisas do genero, fiquei
> na duvida entre mandar lá
> ou aqui, e pra testar e usar mais, resolvi mandar
> lá.

Então Lorn... a premissa é que você pesquise e somente
depois faça uma pergunta... isso funciona para a
maioria das listas de discussão e evita trabalho
desnecessário. Sempre faça isso.

Porque do contrário, você vai receber uma nota ruim no
seu post (sim, é possível fazer isso). Eu mesmo já dei
uma notas ruins para perguntas ruins (não que seja
esse o seu caso).

> Eu realmente não sabia tudo isso do perlcc, eu
> peguei o bonde andando aqui
> na empresa eles já usam o dito programa com perlcc,
> não sabia que ele foi
> descontinuado.

Não é que tenha sido descontinuado... a verdade é que
ele nunca foi confiável (bem, leio essa mesma ladainha
desde o Perl 5.6).
Existem algumas alternativas para esconder seu código,
mas nenhuma é 100% segura. Você pode usar algum
programa que embaralhe o seu código, tornando ele ruim
para leitura. Isso não proteje sua propriedade
intelectual no sentido de proteger seu algorítmo, mas
evita que alguém copie seu código facilmente e
modifique para o que ele quer.

> Como eu disse no node, a empresa vendeu a tecnologia
> não o programa, e não
> foi minha decisão de vender com ou sem o codigo
> fonte, eu acredito que todo
> mundo que trabalha com linux/perl/ software livre em
> geral, tenha esse
> problema com a empresa.

Isso é um problema para a maioria dos programadores,
usem eles Java, Perl, Python ou Ruby. Algumas
informações, principalmente estratégicas para a
empresa, simplesmente não devem ser divulgadas. Eu
vejo sentido nisso.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br