Re: [Cascavel-pm] [OFF-TOPIC] Linux deve seu sucesso às corporações, diz Oracle

Sexta Março 3 07:26:56 PST 2006

On 3/3/06, Breno G. de Oliveira <breno em clavis.com.br> wrote:
> Olha, eu *posso estar enganado*, mas não me lembro de usar nenhum
> software livre feito por ou patrocinado pela IBM, Intel ou Oracle.

Você usa Linux?
O kernel do Linux é praticamente todo mantido por desenvolvedores
pagos pela IBM. O Linus Torvalds vive de dinheiro dessas empresas (e
mais outras). Pra quem desenvolve em Java (ou mesmo em Perl, usando o
EPIC) o Eclipse foi desenvolvido pela IBM.

> De novo, estou sentindo um pouco de medo nesse discurso? Medo de uma
> grande corporação que agora decidiu investir no linux e percebeu que a
> comunidade não a está recebendo de braços tão abertos assim os produtos
> que ela quer vender?

Acho que você não entendeu realmente o ponto do discurso dele. O que
ele disse nas entrelinhas é que a "comunidade open-source" é algo
muito bonito e tudo mais, mas o que move o mundo mesmo é dinheiro. Em
outras palavras, não faz a menor diferença pra eles se a "comunidade
open-source" o recebe de braços abertos ou não pois os produtos da
Oracle não são direcionados pra comunidade open-source. Provavelmente,
a única motivação para que eles tenham investido em Linux é que seria
uma plataforma mais barata para deployment dos produtos Oracle e,
assim sendo, o custo total de adoção das tecnologias Oracle iria
diminuir.

> Não sei qual a posição da Intel ou da IBM em
> relação ao discurso da Oracle, mas negar o esforço e dedicação, o tempo
> e conhecimento de todos os desenvolvedores de software livre espalhados
> pelo mundo que não receberam um tostão pelo que fizeram é certamente uma
> *péssima* maneira de tentar ganhar espaço e reconhecimento no mundo do
> software livre.

Ele não está negando o esforço e dedicação. O que ele está dizendo é
que o que faz Linux ter uma posição relevante *no mercado* é o apoio
de grandes empresas. O que é perfeitamente verdade. Esse é um dos
problemas sofridos por Perl, por exemplo. Não existem grandes empresas
por trás e isso faz com que, automaticamente, seja difícil vender o
nosso peixe no mercado. Já com Java, por exemplo, isso não acontece,
porque temos a Sun, a IBM e a própria Oracle apoiando.

A ideologia do software livre é completamente irrelevante no mercado.
É uma ideologia que eu gosto, tudo é aberto e você tem liberdade pra
fazer o que quiser com o software. Mas isso não importa para grandes
corporações. O custo importa. O suporte importa. Se der algum
problema, eles não querem "do it yourself", eles querem que exista
alguém capaz de dar suporte. Por isso você vê o sucesso de distros
como Red Hat.

Claro que eu não sei aonde esse cara da Oracle estava com a cabeça ao
falar isso tudo publicamente, porque, obviamente, iria ser uma grande
mancha na reputação deles. Mas o ponto é extremamente válido. O
problema é que as pessoas levam pro "lado pessoal" demais.

-Nilson Santos F. Jr.