Sugestões para "agitar" a comunidade Perl brasileira. ERA: Re: [Cascavel-pm] Perl e o FISL

Igor Sutton Lopes igor em izut.com
Quarta Março 1 18:22:39 PST 2006

Pessoal,

Desculpem a repetição, pois o Gabriel já enviou esta mensagem. Porém, o
pessoal do #perl.br pediu que enviasse novamente, e agora que meu cliente de
email já está funcionando corretamente, posso fazê-lo. Então aí vai:

Creio que a principal razão disso acontecer é que ainda não conseguimos nos
organizar como comunidade. Você vê consegue definir bem as comunidades Java,
Python e até Mono, porém ainda não vê bem organizada a comunidade Perl
brasileira. Acho que temos que dar uns passos de elefante este ano para que
possamos trazer a seriedade e empenho de grupo de usuários. Em Porto Alegre,
estamos conversando com a SUCESU-RS para que o grupo de usuários regional
seja vinculado à mesma. Assim que tivermos esta confirmação, começaremos a
fomentar eventos relacionados a tecnologia com Perl.

Acho que está mais do que na hora de nos organizarmos e mostrar que Perl
possui uma comunidade ativa no Brail.

Aproveitando este email, acho que para este FISL as coisas estão "em cima do
laço", e creio que tenhamos que pensar algo para o próximo CONISLI ou até
mesmo para o FISL do próximo ano.

Conversando no #perl.br @ irc.freenode.org, lançamos alguns pontos para que
sejam analisados agora por todos, e ver onde podemos ser úteis. Sugerimos que
seja dada ênfase, em um primeiro momento, ao portal SBP.

O que seria este portal? Ao meu ver, seria um portal aos moldes do Python
Brasil, onde todos nós poderíamos complementar. Seja com snippets de código,
FAQ's, algoritmos, etc. Além de ser um centralizador de informações sobre
Perl em Português, agiria também como um guarda-chuva para todos as
regionais. Assim, todas as regionais se relacionariam e saberiam sobre
eventos, atividades e projetos com maior facilidade (e registro).

Após este material ser centralizado, poderia ser utilizado como início para
os artigos da Teqneek, e então esta poderia ter uma periodicidade combinada
(bimestralmente, por exemplo).

Creio que, da maneira descrita acima, teríamos uma comunidade mais integrada,
além de fazermos a SBP uma referência sobre Perl no Brasil.

Por favor, complementem e mãos à obra!

--
Igor Sutton Lopes <igor em izut.com>
-