[Cascavel-pm] dúvidas com relação ao Maypole (e Class::DBI e Template Toolkit)

Segunda Junho 26 13:30:06 PDT 2006

On 6/26/06, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> Eu li um artigo introdutório sobre Catalyst e ele fala
> que esse framework é mais flexível do que o Maypole e
> permite criar websites que façam mais do que trabalhar
> com um BD. Quando eu li isso eu deixei de lado, porque
> trabalhar com um BD é justamente o que preciso.

Se você for comparar Perl com PHP, você pode dizer que Perl faz muito
mais que páginas web. Nem por isso quer dizer que Perl também não seja
melhor pra fazer página web.

É a mesma situação.

O problema do Maypole é que se você precisar de sair um pouquinho além
de um CRUD tradicional, você não consegue. O Catalyst surgiu pra
acabar com isso. Com o tempo, ele ficou muito mais bem suportado,
documentado e faz tudo mesmo melhor que o Maypole. ;-)

> Particularmente eu não gosto de mapeadores: prefiro
> trabalhar com DAO. Os mapeadores são úteis quando as
> queries são simples: se você começa a complicá-las,
> ele começa a ficar lerdo.

Exatamente esse tipo de coisa é que o DBIx-Class tenta evitar.

Ele é um mapeador objeto-relacional que tenta ser o mais eficiente
possível. Ele faz muitas as queries um pouco mais complexas que o
Class-DBI não dá conta (usando group by, por exemplo), a versão mais
nova faz coisas ainda mais interessantes como cuidar de relações
many-to-many automaticamente, sem que você tenha que se preocupar com
a tabela intermediária de mapeamento (apesar de que, se você precisar,
você pode utilizá-la).

E quando você tiver algo realmente complexo, que ele não dê conta,
aquilo não deveria ser uma query e sim uma view no seu banco de dados.
;-)

> Eu realmente preciso fazer um website simples e tempo
> é um recurso escasso: é como se eu tivesse que
> aprender a operar um canhão para matar um pardal.
> Talvez no futuro eu decida dedicar algum tempo para
> aprender essa tríade.

Se tempo é escasso... que tal um plugin pro Catalyst que gera um CRUD
automaticamente, basta você criar as tabelas no banco de dados e ele
gera o site inteiro pra você? ;-)

http://search.cpan.org/~zby/Catalyst-Example-InstantCRUD-v0.0.10/

-Nilson Santos F. Jr.