[Cascavel-pm] Manipulando arquivos com o Perl

Paulo - Mestral admin em mestral.com.br
Quarta Junho 21 17:42:46 PDT 2006

Caro Murilo,

eu coloquei (temporariamente) a disposição as apostilas que eu baixei da
internet quando comecei com Perl. em: www.mestral.com.br/apostilas.tar.gz

Um livro muito bom é o 'Perl Como Programar' não é uma pechincha mas depois de
ter comprado vários livros sobre Perl posso dizer que economizaria muito
tempo se no começo tivesse comprado só este livro, com excelente didática é
um dos melhores que já vi. veja:
https://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=808

E é claro vc pode usar módulos da CPAN. Vá em http://search.cpan.org/ e
pesquise por 'sendmail' existem dezenas de módulos para este servidor de
email que podem talvez resolver seu problema sem muito esforço. Lembre que
uma das virtudes do programador é a preguiça. :)

Outra coisa que, acho, pode te ajudar é depois de dominar o básico da
linguagem estudar o módulo do Webmin para gerenciamento do Sendmail que é
feito em Perl e já deve ter boa parte do que vc precisa fazer. Quem sabe até
colaborar com implementações do projeto.
Informações de como escrever módulos p Webmin e o próprio módulo para sendmail
vc encontra em http://www.webmin.com

espero ter ajudado,

--
Paulo José Sant'Ana