[Cascavel-pm] Perl realmente deixou de ser uma ferramenta útil?

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Terça Junho 6 18:05:22 PDT 2006

On 6/6/06, Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com> wrote:
> Perl não é mais "da moda". Na verdade, Perl é visto por muitos como a
> "anti-moda".
> Inevitavelmente, isso leva a um declínio no uso geral da linguagem,
> infelizmente.
>
> Mas isso só afeta a vida de quem depende de buzzwords pra vender seu
> produto (ou seja, *boa parte* das pessoas, infelizmente).

O Randal me falou exatamente a mesma coisa lá no FISL: "Perl não é
mais uma linguagem 'sexy' porque já faz parte do cotidiano. Perl
resolve problemas que as pessoas nem sabem que existem, porque o Perl
já os resolveu há tempos e continua resolvendo sem ninguem perceber.
Agora, espere só pra ver o que vai acontecer quando sair o Perl 6!"
;-)

> [...]
> mais tradicional baseada em Java, por exemplo, que deseja se
> modernizar aderindo aos novos paradigmas de desenvolvimento de
> software, uma rota como Plone/Zope com Python é muito mais atraente
> que Perl. De fato, até Ruby, com o Rails, ainda é mais atraente, pois
> o Rails é uma forma sem (muita) flexibilidade enquanto o Catalyst é
> feito pra ser bem flexível (e, portanto, mais poderoso). Mas empresas
> com tendências tradicionais gostam de trocar flexibilidade por
> segurança (i.e. não deixa os desenvolvedores atirarem em seus próprios

É isso mesmo, o Michael Radwin em 2002, por exemplo, mencionou o lema
do Perl "There's more than one way to do it" como sendo um dos motivos
pelo qual o Yahoo migrou (parcialmente) de Perl para PHP:
http://public.yahoo.com/~radwin/talks/yahoo-phpcon2002.htm