[Cascavel-pm] Sugestão: preparar programadores p/ o Perl 6

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Segunda Julho 31 18:37:51 PDT 2006

Igor Sutton wrote:

> 2006/7/31, João Gabriel <jamorreu em gmail.com <mailto:jamorreu em gmail.com>>:
>
>     Mas falta conteúdo sobre o Perl 6... Perl 5 vai ficar para trás com o
>     tempo e ainda não temos nada sobre o Perl 6...
>
> Claro que não. Principalmente por que ela não foi liberada. Pode ter
> certeza que a Perl Foundation, O'Reilly e outros vão fazer a devida
> propaganda do Perl 6 no momento certo.
>
> Dê tempo ao tempo.

Talvez eu seja a pessoa menos indicada para falar sobre isso aqui na
lista, mas parece que já é possível programar algo em Perl 6 usando o
pugs hoje, e tanto a Perl Foundation quanto a O'Reilly já vêm fazendo
alguma divulgação sobre o mesmo, que inclui pelo menos 2 livros:

- "Perl 6 and Parrot Essentials" já está na 2a edição
- "Perl 6 Now: The Core Ideas Illustrated with Perl 5"

Eu particularmente sou da opinião de que não devemos nos gabar de algo
que simplesmente não está pronto, mas permanecer em silêncio sobre o
Perl 6 pode causar uma impressão mais negativa do que positiva agora que
estamos no sexto ano de desenvolvimento e a única resposta sobre "quando
fica pronto" é "fica pronto quando ficar pronto". Depois de procurar um
bocado consegui encontrar em http://perl.net.au/wiki/Perl_6_Users_FAQ os
seguintes "wild guesses":

    * "early alpha something" by Christmas 2006
    * "first production beta" in summer 2007
    * "first production release" by New Year's Eve 2007

Nesse sentido, divulgar *alguma* informação sobre o Perl 6 seria
interessante para todos, emho, pelo menos os endereços da FAQ acima e
outro feito especialmente para esclarecer alguns mitos do Perl 6:

http://svn.perl.org/perl6/pugs/trunk/docs/talks/p6myths2.html

Enfim, se ninguém se interessar em botar uma versão brasileira na wiki,
pelo menos estão aí os links ;)

[]s

breno