[Cascavel-pm] dúvida sobre cpan

Adriano Ferreira a.r.ferreira em gmail.com
Quinta Julho 27 05:46:08 PDT 2006

On 7/27/06, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> --- "Víctor A. Rodríguez" <victor em bit-man.com.ar>

> http://www.cpan.org/misc/cpan-faq.html#How_delete_Perl_modules
>
> Se isso é tão trivial assim eu me pergunto porque o
> shell do CPAN já não fornece essa opção de remoção...

Porque você está por sua conta se resolve apagar um módulo de que
outros dependem. Como o Perl não mantém informação sobre as
dependências dos módulos instalados (porque elas podem mudar de uma
versão e para outra e ninguém construiu um mecanismo confiável para
implementar esta funcionalidade), você pode fazer programas pararem de
funcionar porque removeu módulos que deviam estar lá. Em geral, a
reinstalação resolve. Parece que o CPANPLUS oferece esta
funcionalidade.

(Este não é um problema só do Perl. Em Windows, se você resolve
desinstalar um programa, ele pergunta se você gostaria de desinstalar
DLLs que *aparentemente* não tem outros programas usando. Se acontecer
de ter programas que estão usando as DLLs mas não registraram sua
dependência, você terá problemas. O mesmo vale para bibliotecas em
Unix. Na maioria das vezes, não acontece, mas é bom saber que as
coisas podem dar errado no caso de desinstalação.)

Adriano.