[Cascavel-pm] Prévia de novo módulo

Terça Janeiro 31 05:39:08 PST 2006

Pessoal,

Sei que tem que muita gente que evita mapeadores objeto-relacional
(como o Class::DBI) por questões de performance. Porém, eu acho a
idéia muito boa pra ser estragada simplesmente por causa disso e
resolvi agir.

Não tenho código com qualidade pra CPAN ainda, mas estou com
resultados bastante promissores. Abaixo vai o resultado de um
benchmark que acabei de rodar comparando o Class::DBI (CDBI),
Rose::DB::Object (RDB) e o meu novo módulo (ObjRelMap), só pra vocês
sentirem um gostinho do que possivelmente vem por aí. ;-)

            Rate      CDBI       RDB ObjRelMap
CDBI      21.0/s        --      -29%      -90%
RDB       29.6/s       41%        --      -86%
ObjRelMap  206/s      884%      596%        --

Um "drawback" é que atualmente ele só funciona pra MySQL (ou algum
outro banco de dados que aceite a sintaxe de MySQL), mas isso é
"consertável". Ele possui os recursos mais importantes do Class::DBI
(segundo o meu julgamento) e ainda faz auto-joins (coisa que você só
consegue com o Class::DBI::Sweet). Atualmente, existem algumas
limitações (os auto-joins possivelmente não se comportam muito bem com
tabelas com mais de uma chave primária) mas caso exista demanda isso
também é "consertável".

Bom, é isso. Espero em breve poder soltar alguma coisa na CPAN. ;-)

-Nilson Santos F. Jr.

-Nilson Santos F. Jr.