[Cascavel-pm] Aplicativo de chat usando AJAX + Catalyst

Segunda Fevereiro 27 20:36:35 PST 2006

*qnd se digita a msg e aperta enter vai blz.. mas qnd clico em send message
nao envia ;)
----- Original Message -----
From: "Breno G. de Oliveira" <breno em clavis.com.br>
To: "Cascavel Perl Mongers" <cascavel-pm em pm.org>
Sent: Tuesday, February 28, 2006 1:14 AM
Subject: Re: [Cascavel-pm] Aplicativo de chat usando AJAX + Catalyst

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:

> Quem quiser dar uma olhada, eu fiz um aplicativo de chat usando
> Catalyst e AJAX (Prototype + script.aculo.us). A idéia era pra ser
> algo "bonitinho", então as mensagens aparecem na tela esmaecendo e
> mais umas coisas assim. Ainda estou experimentando.

Oi Nilson,

gostei! Confesso que não vi muita utilidade no "fade-in", então não pude
perceber grandes diferenças entre esse e outros bate-papos online.
Talvez pq quando entrei tinha só eu na sala, então não deu pra ver como
fica quando a "ação" está acontecendo...

Fiquei com uma dúvida: isso é pra salas de batepapo online estilo UOL e
derivados, pelo que vi. É possível (se é que há interesse) na integração
disso com salas de IRC, ou com programas de mensagem instantanea (como
ICQ/MSN)?

> E o Safari e o Konqueror eu não tive como testar também.

Testei no konqueror e embora tenha funcionado, não ficou com a aparência
tão bonita, e o tal "fade-in" não acontece (a mensagem aparece direto na
tela depois do refresh). Segue anexo screenshot da sessão em questão,
caso vc queira informações mais detalhadas.

> Está com a sensação de estar lento porque eu ainda não implementei um
> recurso, então quando você fala algo, você tem que esperar a resposta
> do servidor pra você ver a própria fala - isso será mudado.

Vc diz carregar automaticamente a string que a pessoa digitou na janela
do bate-papo sem precisar esperar o refresh após o post (mais ou menos o
mesmo principio do IRC)? Acho que seria legal, embora tenha gente que
prefira ter a certeza da ordem em que as mensagens chegaram ao servidor
(e a garantia de que as mensagens chegaram na mesma ordem para todos os
participantes da sala).

> Outro motivo é que rodar o Catalyst sob CGI puro fica lento mesmo pois a
> inicialização do Catalyst é pesada e a cada request ele tem que ser
> iniciado de novo.

Putz, mas isso é um problema, não??? Quer dizer, o "C" de um MVC (o que
o catalyst se propõe) deveria ser rápido não? Especialmente capaz de
tratar muitas requisições simultâneas via web. Se ele não consegue fazer
isso, deve ter pelo menos um jeito de contornar esse problema (que não
necessáriamente é do Catalyst, mas não tenho conhecimento suficiente pra
me basear).

> Bom, é isso. Me falem se acharam interessante ou se foi pura perda de
> tempo. ;-)

Como disse, eu gostei ;)

> Quando (se) eu deixar ele arrumado do jeito que eu quero vou ver se
> até solto como um projeto open-source ou ao menos como um demo do
> Catalyst.

Mais um exemplo que pode ir pro SPB mostrando como criar soluções
poderosas rapidamente ;)

[]s

breno