[Cascavel-pm] PerlApplet?

Sexta Fevereiro 17 06:25:09 PST 2006

On 2/17/06, Breno G. de Oliveira <breno em clavis.com.br> wrote:
> Além disso, embora Applets não sejam a solução do mundo (credo, nem de
> longe), a idéia de uma engine que rode código Java minimalista e voltado
> para web (soluções de botões e gráficos) acabou levando EMHO a evolução
> natural da tecnologia Java para telefones celulares, palms e etc., onde
> Java é "o" padrão de desenvolvimento.

Não.
Primeiramente, a "engine" que roda os applets é a JVM. Ela não é
minimalista, ela é a mesma "engine" que roda qualquer outro aplicativo
Java. A diferença que ela utiliza um contexto de segurança diferente.
E uns outros pequenos detalhes. Mas a JVM em si é a mesma.

Java foi para celulares por uma questão de falar a coisa certa, na
hora certa. Justamente na época que começaram a querer fazer
appliances em geral "inteligentes" Java veio com a histórico de
extremamente portável. Aí quando saiu a geladeira que rodava Java, daí
pra frente foi "só alegria" pra Sun nessa área.

> https://sourceforge.net/projects/symbianperl/
> http://www.theregister.co.uk/2004/01/16/nokia_to_release_perl/
>
> mas embora tenha ficado muito feliz com isso, me deixou um pouco
> frustrado a pouca repercursão e a igualmente baixa potência dos
> interpretadores. Até onde eu sei (por favor me corrijam se estiver
> enganado) ainda não há módulos específicos para celulares, e o
> interpretador Perl do celular não aceitava coisas mais complexas como
> one-liners, etc.

Se você tivesse lido uma notícia alguns meses depois disso teria visto
que a Nokia desistiu do projeto e preferiu adotar Python ao invés de
Perl pois tinha enfrentado vários problemas. Daí que, se não me
engano, surgiu o projeto do SourceForge, por que ela liberou tudo que
já tinha feito pra quem quisesse continuar.

> Recentemente o Nelson mandou pra lista um link de Perl+SDL pra jogos, e
> já havia visto várias iniciativas de jogos e programas gráficos em Perl
> (embora não veja muitos jogos interessantes e finalizados em Perl). Pq
> não embutir um SDL_Perl no celular, junto com um Tk da vida? Deixar tudo
> enxugado junto com o core-perl pra conter só o necessário e seguro e
> pronto, taí um ótimo ambiente de desenvolvimento pra celulares,
> novamente com todo o poder e facilidade do Perl.

É complicado colocar Perl em celulares pois Perl necessita de um
ambiente POSIX (ou razoavelmente POSIX). Por isso que só existe pra
Symbian, pois o Symbian é o OS pra celular mais desenvolvido que
existe atualmente. Além disso, por mais que se diminuísse o tamanho
das coisas, as soluções em Perl ainda precisam de ordens de grandeza
de espaço a mais que as de Java. Por fim, existem soluções
Java-on-a-chip algo que é impossível de se fazer razoavelmente com
Perl.

Pra você ter uma idéia de como o Perl é "exigente", não tem como fazer
o Perl rodar em um Pocket PC com o Windows Mobile/CE nativamente. É
uma coisa extremamente boba, mas o Perl simplesmente não consegue
funcionar em um OS que não exista o conceito de uma shell modo texto,
coisa que não existe nativamente no Windows Mobile/CE. Só existe um
port de Perl por que fizeram toda uma camada de emulaçã POSIX e em
cima disso fizeram um shellzinho tosco.

Para PalmOS não existe port de Perl.

Ambos os sistemas operacionas são razoavelmente mais desenvolvidos que
os sistemas operacionais de celulares.

As coisas não são tão simples quanto parecem... e mesmo se não
existissem todas essas barreiras técnicas, ainda assim, Perl não teria
como competir com Java.

-Nilson Santos F. Jr.