[Cascavel-pm] PerlApplet?

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Quinta Fevereiro 16 19:06:03 PST 2006

3/3:

Além disso, embora Applets não sejam a solução do mundo (credo, nem de
longe), a idéia de uma engine que rode código Java minimalista e voltado
para web (soluções de botões e gráficos) acabou levando EMHO a evolução
natural da tecnologia Java para telefones celulares, palms e etc., onde
Java é "o" padrão de desenvolvimento.

Tive (na rio.pm, a alguns Encontros Sociais atrás) a oportunidade de ver
um telefone celular com Perl embutido. Para os curiosos, há projetos com
isso já em mente:

https://sourceforge.net/projects/symbianperl/
http://www.theregister.co.uk/2004/01/16/nokia_to_release_perl/

mas embora tenha ficado muito feliz com isso, me deixou um pouco
frustrado a pouca repercursão e a igualmente baixa potência dos
interpretadores. Até onde eu sei (por favor me corrijam se estiver
enganado) ainda não há módulos específicos para celulares, e o
interpretador Perl do celular não aceitava coisas mais complexas como
one-liners, etc.

Recentemente o Nelson mandou pra lista um link de Perl+SDL pra jogos, e
já havia visto várias iniciativas de jogos e programas gráficos em Perl
(embora não veja muitos jogos interessantes e finalizados em Perl). Pq
não embutir um SDL_Perl no celular, junto com um Tk da vida? Deixar tudo
enxugado junto com o core-perl pra conter só o necessário e seguro e
pronto, taí um ótimo ambiente de desenvolvimento pra celulares,
novamente com todo o poder e facilidade do Perl.

A idéia de um Applet web seria o primeiro passo para isso, ainda que não
um passo obrigatório.

Ufa! Agora acho que acabei (por hoje hehehehehehe)

espero ouvir comentários de todos!

[]s,

breno