[Cascavel-pm] NFS x flock

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Sexta Fevereiro 10 05:13:56 PST 2006

Gabriel Vieira wrote:
> Existe alguma melhora utilizando o código:
>
> open(LOCK, '>', $lockfile) if ! -e $lockfile;
>
> ???

Infelizmente não. Essa estrutura é apenas uma facilidade para o
programador, na hora de executar o "if" é feito primeiro, e a
concorrência (ou "race conditions", como o Alceu falou na continuação
dessa thread) continua existindo.

> Bom... há possibilidade de um programa servidor?
> Onde recebe a requisição dos clientes e ele (somente ele) cria a lista
> de espera?

Claro! A partir do momento em que apenas um processo manipula o arquivo,
o problema da concorrência deixa de existir. No entanto, a sua
arquitetura precisa permitir isso, e talvez não valha a pena reescrever
todo o seu código para contornar um problema como esse, que possui
outras soluções (como o Nilson enviou, que eu vou comentar daqui a pouco ;)

> * a tesourinha eh show em, paguei pau hehe

huauhaauhuauhauhhua esse negócio de <código> </código> é XML demais pra
mim, o lance mesmo é "corte aqui" ehehhehe ;P

[]s,

breno