Re: [Cascavel-pm] Sugestão p/ os web-sites dos grupos e a SPB

Domingo Fevereiro 5 03:32:13 PST 2006

É... acho q não consegui me explicar.. mas é parecido com a resposta de
vocês...

:D
----- Original Message -----
From: "Breno G. de Oliveira" <breno em clavis.com.br>
To: "Cascavel Perl Mongers" <cascavel-pm em pm.org>
Sent: Sunday, February 05, 2006 1:09 AM
Subject: Re: [Cascavel-pm] Sugestão p/ os web-sites dos grupos e a SPB

Gabriel Vieira wrote:
> <curiosity>
> PerlStyle foi 'criada' por o Perl não ter um programa de editoração (ter
> tem
> alguns.. mas q não fazem tanta diferença e em sua maioria são pagos) que
> exiba o código colorido? Creio que se tivesse algo do gênero (o que não
> vejo
> necessidade) o estilo de programação se definiria por si só.
> </curiosity>

Imagino que não tenha sido essa a motivação, Gabriel, especialmente pq
existem sim diversos programas livres e gratuitos que fazem coloração de
código de acordo com a sintaxe. Um deles, o que eu mais uso para
programação, é o "vim" e sua versão gráfica, "gvim" (que roda também em
windows). Ele possui até mesmo plugins que auxiliam a programação em
Perl (http://www.vim.org/scripts/script.php?script_id=556), tornando o
vim uma verdadeira IDE de Perl. Mas não são os únicos programas
gratuitos e livres a oferecerem esse tipo de facilidade ao programador
Perl. Do meu conhecimento posso citar também plugins para o emacs e para
o eclipse.

Admito que há uma carência de *boas* IDE's, voltadas exclusivamente para
o desenvolvimento em Perl (que por ser único em tantos quesitos merece
sua IDE própria, EMHO), especialmente com integração de debuggers, mas
isso é outra história e já foi até discutido em uma thread anterior.

[]s

breno