[Cascavel-pm] Daemon perl + interface web

Quarta Fevereiro 1 03:02:00 PST 2006

--- Fabricio Veiga <fabricioveiga em milnegocios.com.br> escreveu:
> Olá, boa tarde!
>
> Estou montando uma aplicação para gerenciamento de
> emails, para criação de contas, exclusão, alias,
> redirecionamentos e etc. Gostaria de fazer
> algo para não tenha que usar o usuário root para
> executar os daemons do
> sistema.  Como devo proceder ?

  Isto pode estar velho demais para ser respondido, mas a minha solução preferida é implementar as
alterações que o root precisa executar em um processo separado, controlado pelo cron, que acorda
periodicamente, lê solicitações de um banco de dados "seguro" e executa as alterações (criação de
conta, modificação de usuário, etc).

  A maior vantagem é que nunca um usuário mal-intencionado vai ter acesso a código executado pelo
root: ele simplesmente coloca informações em um lugar e o processo com uid 0 lê estas informações
e executa o solicitado, se for conveniente.

  Claro, se você estiver pensando em um sistema com ações em tempo real, isto pode se tornar um
problema. Mas não é o caso para muita gente.

Luis Campos de Carvalho
Member of "São Paulo Perl Mongers",
Unix SysAdmin & OCP/DBA Oracle