[Cascavel-pm] [Anúncio] WebService::Audioscrobbler

Quinta Dezembro 21 07:57:46 PST 2006

Pessoal,

Eu mandei pra CPAN essa noite a primeira versão do módulo
WebService::Audioscrobbler, que pode ser obtida em:
http://search.cpan.org/~nilsonsfj/WebService-Audioscrobbler-0.01/

Pra quem não conhece, o Audioscrobbler (http://www.audioscrobbler.net)
é o banco de dados por trás do LastFM (http://www.last.fm). Juntos
eles provém o que eu considero o melhor serviço existente atualmente
de música na internet.

Você instala plugins em seu tocador de música (o amaroK já vem com
suporte integrado) e ele envia os dados de suas preferências musicais
para o servidor deles. Com isso, eles conseguem criar informações
interessantes como artistas que são relacionados uns com os outros,
quais os tipos de música que você mais gosta, etc. O LastFM possui
rádios virtuais personalizadas em que são tocadas músicas de acordo
com o *seu* gosto, além de outras rádios personalizadas (por exemplo,
uma rádio que só toca músicas que se pareçam com músicas de tal
artista, etc).

Pra quem gosta de música tudo isso é muito legal.

O módulo implementa uma abstração orientada a objetos para a API via
WebServices do Audioscrobbler. Atualmente, apenas um subset da API
está implementado (artistas, músicas e tags). Com isso, eu pretendo
fazer um programa que gere playlists automaticamente na minha máquina.

Se alguém gostar da idéia e quiser contribuir com alguma coisa
(documentação ou código).
Já me mandaram um email hoje sobre uns typos na documentação, que
serão corrigidos na próxima versão, quando pretendo implementar a
parte de usuários também e, se der, fazer caching seguindo as
sugestões do pessoal do Audioscrobbler.

No mais é isso. Se alguém quiser usar e tiver alguma dúvida ou
encontrar algum problema, não deixe de me falar. Como eu testei bem
pouquinho, talvez tenham alguns bugs por aí. ;-)

-Nilson Santos F. Jr.