[Cascavel-pm] YAPC::SA 2006 - algumas perguntas

marco.lima em e-via.com.br marco.lima em e-via.com.br
Sexta Agosto 18 06:46:38 PDT 2006

Salve Caio e outros monges !

Quoting Caio Marcelo <cmarcelo em gmail.com>:

> Opa, tudo bom com vocês?
> (fglock, demorei mas apareci...)

Isso é bom !

> Meu nome é Caio, sou estudante da Unicamp, sempre conheci Perl meio
> que a distância e acabei caindo de cabeça a uns meses atrás num
> projeto envolvendo Haskell e Perl6 pelo Summer of Code do Google
> (termina daqui a alguns dias).

Pode ser muito interessante falar sobre sua experiência com Perl, quem
sabe um talk no YAPC::SA =)

> Meu projeto basicamente consiste em prover para o Haskell(*) (e
> consequentemente para a implementação de Perl6 em Haskell, o pugs)
> bibliotecas mais eficientes em memória e velocidade para implementar
> Hashes, Arrays e certas estruturas internas. Os resultados são
> positivos até o momento, meu código já tá integrado ao pugs pelo menos
> parcialmente. Fora isso, nem preciso dizer que já to fuçando muito em
> coisas de Perl5 e que estou bem impressionado com o CPAN.

Poderia apresentar algo sobre isso no evento.

> Bem, ao que interessa...
>
> 1) Queria saber a quantas anda a organização do YAPC e se falta
> resolver muita coisa, etc (sim, to tentando ampliar a discussão criada
> em outra thread =o) )? Tocar isso está fora das minhas possibilidades,
> infelizmente. Porém to vendo se consigo levar uma galera aqui da
> Unicamp para participar do evento.

Foi bom tocar nesse assunto, basicamente toda a organização do
YAPC::SA está de novo comigo e Flávio, mas conseguimos dessa vez
algumas pessoas para nos ajudar e defender o evento, como o Ralf Braga
e o Márcio Garcia. O que não entendo é que eles nem são tão ligados a
comunidade Perl como outros presentes nessa lista.

Eu e Fávio estamos cuidando dos palestrantes internacionais e não
temos como ajudar na organização do evento por uma questão de
distância, conseguimos sugerir algumas idéias mas não temos como estar
presente nas reuniões para defenteder nosso lado.

> 2) Quão relacionado com o CONISLI o YAPC vai ser, ou mais claramente:
> o pessoal que vai só no YAPC tem que pagar essa inscrição do CONISLI?
> (pelo que entendi a resposta é sim...)

Bom, como estratégia os YAPC no Brasil sempre utilizaram a estrutura
de outros eventos para serem realizado (FISL e CONISLI), a novidade
esse ano era o fato te ter se tornado um evento paralelo com mais
evidência, não seria apenas um evento dentro do CONISLI e sim junto.
Porêm não temos tido participação nas reuniões o que gera uma certo
desconforto na organização do CONISLI por isso acredito que perdemos
essa oportunidade, e mais uma vez estaremos dentro do CONISLI como
mais um evento de comunidade.

> 3) Tem alguma página (wiki) onde estão concentrando informações sobre
> o YAPC? Se não, alguém poderia subir uma? Até para ir listando o
> pessoal que vai apresentar palestrar perl-related e tals.

Existia alguns informações que estavam sendo colocadas no wiki da SPB,
não sei como está. Desde o início do ano estou solicitando que se faça
uma página para divulgação do evento, temos links na www.yapc.org que
aponta para onde? não entendo para que ter tanto trabalho para
conseguir reconhecimento das pessoas se depois disso não existe uma
continuação no trabalho.

> 4) O Flávio falou de termos um hackaton(**) de Perl6 durante o evento.
> Será que seria possível conseguirmos uma sala com micros reservada
> durante *todo* o evento para esse fim? (hmm, "chutei para cima"...) Os
> gringos geralmente trazem notebooks, e tem uns brasileiros que tem
> também, mas conheço muita gente que não tem, e além disso é bom ter
> uma sala para concentrar a moçada.

Acho que isso é possível e já tinhamos conversado com o Ralf sobre
essa questão, mas se ninguém participar das reuniões como podemos
garantir essa estrutura.

Acho que começa a perceber porque nosso mestre e amigo Er Galvão se
afastou, devia já estar esgotado de tanto trabalho e não ter ninguém
para ajudar. Depois ainda fico lendo emails em lista .."O Perl morreu
!!", " Porque o Perl não para frente ?", "Qual será o futuro do
Perl?", ....

Tinhamos mais de 1 ano e agora menos de 3 meses e não vejo fazerem nada !!

Ps. Totalmente revoltado !!

[  ]'s