[Cascavel-pm] Arquivo configuracao a parte

Terça Agosto 15 00:44:24 PDT 2006

On 8/14/06, Luis Motta Campos <monsieur_champs em yahoo.com.br> wrote:
>   Faz muito pouco tempo perdi um projeto para Java por que cometi o erro
> de não fazer um benchmark do meu Class::DBI antes de entregar meu
> protótipo, e isso me desqualificou. Por isso eu estou traumatizado com
> os mapeadores objeto-relacionais.

O Class::DBI é uma grande porcaria (pelos padrões atuais - quando
criado era algo revolucionário e o próprio DBIx::Class somente surgiu
para consertar os erros do Class::DBI e acabou se tornando algo *bem*
diferente) e generalizar os mapeadores objeto-relacionais baseando-se
na sua experiência pessoal com ele é a mesma coisa que dizer que Perl
não presta por causa do Matt's Script Archive.

Além disso existe o Rose::DB::Object que é um outro mapeador
objeto-relacional bastante capaz e que, apesar de não ser tão flexível
quanto o DBIx::Class, possui um desempenho um pouco superior para as
operações de criação de objetos (justamente pela falta de
flexibilidade). Até algumas versões atrás do DBIx::Class, as queries
geradas pelo Rose::DB::Object eram mais eficientes em alguns casos,
mas com o DBIx::Class 0.07000  as queries são tão eficientes quanto o
razoavelmente possível (e.g. coisas como influência da ordem dos joins
na performance de uma query vão muito além da capacidade de otimização
de qualquer programa).

De fato, qualquer pessoa que tenha mexido com o Class::DBI deve ter
ficado com uma má impressão relativa à performance de mapeadores
objeto relacionais. Eu mesmo fiquei assim e tentei construir o meu
próprio (que foi utilizado em um projeto, apesar de seus problemas)
mas com isso eu conheci o DBIx::Class e vi que já existia algo que
cobria tudo o que eu queria e muito mais.

-Nilson Santos F. Jr.