[Cascavel-pm] Como usar comandos do linix pelo perl

Segunda Setembro 26 06:11:26 PDT 2005

--- Douglas <spykids em brturbo.com> escreveu:

> to com uma duvida, como usar comandos do linix
> usando perl ?

<piada>Linix? É uma nova distribuição Linux?</piada>

> exemplo: o comando login
>
> estou querendo desenvolver um painel de controle
> para hosting apenas usando
> perl,
> para tal terei que adduser, passwd user,  add
> dominios no bind, reiniciar o
> bind, add virtual host no apache
> reiniciar o apache etc...

Procure o site do Webmin e dê uma olhada. A menos que
você tenha uma idéia melhor para implementar, já
pensaram nisso antes que você.

> queria saber como executar comandos que precisam de
> entrada de dados, não
> aqueles passado por argumentos.
> exemplo:
> nao sei se está certo:
>
> open(a, "| /bin/login");
> sleep(1);
> print a "user\n";
> sleep(1);
> print a "pass\n";
>
> gostaria que alguem me desse uma luz.

Tem várias maneiras de receber dados em Perl:
1 - via STDIN (usando o operador <STDIN>);
2 - pegando via parâmetros de linha de comando (@_);
3 - lendo um arquivo;
4 - lendo um pipe (ou named pipe);
5 - via IPC (memória compartilhada)
6 - sockets
7 - mais alguma? :-)

Leia:
perldoc -f open
perldoc perlsec

e lembre-se antes de sempre consultar o CPAN antes de
começar a pensar em emular algum comando no Linux...
provavelmente alguém já implementou algo que você
queira usando puro Perl ou Perl + C, o que sempre é
preferível a fazer chamadas de sistemas.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br
http://www.imortais.cjb.net