[Cascavel-pm] informações sobre cálculos númericos

Segunda Setembro 19 19:11:32 PDT 2005

Daniel Ruoso wrote:

> Na verdade, você precisa de uma precisão específica de 2 casas
> decimais... :)
>
> Do que você está falando que + - * e / não dêem conta?

   Não é tão simples assim.
   As normas de truncagem e tratamento de números de ponto flutuante
dentro dos computadores nem sempre satisfazem critérios cuidadosos para
lidar com dinheiro. Programas mal-planejados ou escritos sem o devido
cuidado podem levar à prejuízos de grande monta, dependendo do volume de
dinheiro que eles manipulam.

   Leia a norma do IEEE sobre ponto flutuante. Lá tem muita informação
sobre isso.
   Luis Campos de Carvalho is BsC in Computer Science,
   Certified Oracle DBA, UNIX and Linux lover, Perl
   Fanatic and Leader of the Sao Paulo Perl Mongers