[Cascavel-pm] artigo: Perl Needs Better Tools (em inglês)

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Quinta Setembro 1 15:01:16 PDT 2005

Em Qui, 2005-09-01 às 18:28 -0300, Nilson Santos Figueiredo Junior
escreveu:
> Rodar, roda.
> O problema é fazer o bindings pra Perl funcionarem.

Não sei se você viu o link que eu mandei lá em baixo... tem binários pro
ActiveState.... Você já testou eles?

> Na verdade, na maior parte do tempo, eu faço parte do "pessoal do windows".
> A minha opinião é que enquanto existir esse tipo de mentalidade, Perl
> nunca vai conseguir atingir um grande sucesso hoje em dia. Quer gostem
> ou não, 96% do mundo usa Windows.

96% do mundo que desenvolve perl ou com potencial para se tornarem
desenvolvedores perl? hmmm... não teria tanta certeza...

> Sinceramente, não acredito que criar uma IDE pra Perl com o objetivo
> de se integrar ao Gnome e deixar pra depois para se preocupar com os
> outros 96% do mundo seja o caminho para conquistar newcomers pra
> linguagem. Ou pra conquistar qualquer outro objetivo a não ser
> diversão dos próprios programadores que a fizeram.

Veja bem que Gtk roda em Windows, e tem os binários para ActiveState...
Como eu disse, não posso fazer os testes. Mas o que quero dizer, é que o
Gtk é um toolkit muito bom e poderoso, com mecanismos para
internacionalização, localização, acessibilidade e outras coisas
interessantes assim. Acredito que faz muito mais sentido tentar corrigir
eventuais problemas do Gtk no windows do que usar um toolkit alternativo
que não tem todos os recursos que o gtk tem.

> Portabilidade *extrema* tem que ser um dos pontos principais. E um
> programador em Perl, em minha opinião, não deveria nem ter de saber o
> que é uma makefile.

UUUUUOOOOOUUUUU!!!!! Como é que você instala os seus aplicativos? Como é
que você distribui para a CPAN???? Como é que você desenvolve sem usar o
make (tudo bem, o pessoal do java usa o ant, que é similar).

>  Não deve existir como pré-requisito um ambiente de
> compilação de C/C++ pra simplesmente conseguir executar a aplicação.

E isso não é verdade nem mesmo para o mundo linux. Eu posso fazer
apt-get install libgtk-perl e não ter um compilador instalado. O pessoal
da ActiveState faz esse tipo de trabalho para win32, e tem gente que
mantem pacotes ActiveState... Em último caso, você já pensou em sugerir
para o pessoal da ActiveState para adicionar o Gtk2-perl na lista de
pacotes disponíveis?

> Isso é padrão no mundo *nix, mas um Windows não vem com um compilador.

Como eu disse, a instalação padrão do debian-br-cdd, por exemplo, não
instala um compilador. E muitos ambientes de produção também não tem
compilador disponível... É pra isso que servem pacotes como o PPM (no
caso de perl para win32) e deb no caso do debian.

> Ignorar que a maioria newcomers de Perl (ao menos pelo que eu vejo)
> são pessoas acostumadas com Windows é algo que não pode ser feito e
> levaria, indubitavelmente, a um resultado prático pífio.

Hmmm... não é o que vejo aqui em fortaleza...

> Eu programo em Perl fazem 5 anos e meu sistema operacional de escolha
> é o Windows.

Boa sorte pra você... você vai precisar :)

> A minha opinião é que a única forma próxima de se ter uma
> experiência que beira o agradável em Linux é usando o KDE e mesmo
> assim, só o KDE4 que fica melhorzinho (quem sabe, meu ambiente de
> escolha futuro, uma vez que o Windows Vista é nojento).

É compreensível, o KDE fez a escolha de ser parecido com o windows. O
Pessoal do GNOME fez a escolha de construir seus próprios padrões de
usabilidade, muito mais próximos do Mac OS do que do Windows... Mas acho
que esse não é o ponto.

>  Eu não tenho
> problemas para compilar a maioria dos meus próprios módulos, mas
> qualquer coisa que não exista nos repositórios PPM que eu conheço ou
> que um:
>   perl -MCPAN -e "install Module::Name"
> não dê conta, é um módulo que eu não vou utilizar. Isso significa
> desperdício de recursos da comunidade.

Veja bem que se você não tem um compilador disponível isso se aplica
para grande quantidade de módulos (não sei o quão vasta é a distribuição
da ActiveState), mas bindings para bibliotecas C em geral precisam de um
compilador C disponível para serem compiladas.

> Acredito que por qualquer quesito que se possa avaliar, eu seria
> considerado como um programador Perl razoavelmente experiente, porém
> eu não quero me meter nas /hassles/ de C/C++.

Nem eu!

>  Eu quero algo que simplesmente DWIM, qualquer que seja meu window
>  manager ou sistema operacional. *Isso* é qualidade, no meu ponto de
>  vista.

Eu só estou dizendo que isso é possível.
Vamos lá, faça pelo menos uma tentativa...

daniel