Re: [Cascavel-pm] artigo: Perl Needs Better Tools (em inglês)

Quinta Setembro 1 07:42:56 PDT 2005

http://programming.newsforge.com/programming/05/08/22/1421216.shtml

> Reparem na análise do Umbrello e o _infeliz_
> comentário feito sobre as linguagens ditas "Sérias"
> para programação de softwares!
>
> Eu pessoalmente fiquei indignado e lamento meu
> inglês não ser bom o suficiente para eu poder
> expressar isto ao autor.

Eu também fiquei indignado com os comentários mas me
parece que eles vem de uma pessoa que segue "a onda",
ou "a moda" na área de TI. Ele usa o é considerado
"quente". A alguns anos atrás ele teria dito que VB é
mais sério que Perl também. O ponto de vista dele é de
mercado, não técnico.

Se Java é tão bom assim, porque não é utilizado como
linguagem de uso geral? Ainda que (erroneamente)
assumindo que Perl não seja bom para projetos grandes,
quem disse que toda empresa precisa (e tem capacidade
de) desenvolver algum projeto grande?

Eu vejo, mesmo na empresa aonde eu trabalho,
programadores se matando para criar um site simples
que emite alguns relatórios... justamente porque eles
tem que ficar juntando 300 classes, retiradas daqui e
ali, para fazer isso. Java tem muito marketing e um
dos temas principais é reutilização de componentes.
Agora eu pergunto: Java tem um repositório central de
classes como o CPAN?

Aliás, porque ninguém reclama que programar em Java
exige que você tenha uma máquina parruda com pelo
menos 500MB de RAM (tente usar o NetBeans com menos
que isso)? E aplicações de webspider que consomem 4GB
de memória (vide
http://java.sun.com/developer/technicalArticles/WebServices/become/)?
Se memória RAM é mais barata que a hora de um
programador, então qual é a desculpa de não usar Perl?

Passado a curva inicial de aprendizado (e os medos que
a sintaxe do Perl provoca nos novatos, falo isso de
experiência própria) o programador percebe que Perl é
muito útil porque você não precisa ler manuais de 5Kg
para fazer um programinha.

Eu sei disso, você sabe e o outros monges também. Mas
somos poucas andorinhas para fazer um verão.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br
http://www.imortais.cjb.net