[Cascavel-pm] ferramentas para UML e Perl

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quarta Outubro 26 08:46:44 PDT 2005

> O AppML não é capaz de converter nenhum modelo UML
> (mesmo codificado corretamente) em objetos/atributos/classes/metodos perl.
> Isto se dá por que o framework sobre o qual fucniona o AppML assume
> algumas coisas muito complicadas, no caso de uma aplicação genérica
> -- por exemplo, a existência de um webserver, e que a aplicação recebe
> requisições HTTP através de um webserver.

O AppML é uma linguagem extensível; o exemplo que eu dei lida com
tabelas, campos e relacionamentos porque isto é o que eu mais uso no
meu dia-a-dia. Mas nada impede que usemos o AppML para gerar classes,
atributos e métodos. Por exemplo:

<class name="pessoa">
  <attr name="nome"/>
  <attr name="data_nasc"/>
  <method name="idade"/>
</class>

A partir desta pequena definição, podemos gerar um arquivo "[%
class.name %].pm":

package [% class.name %];

use strict;

[% FOREACH attr IN class.attr %]
my $[% attr.name %]
[% END %]

[% FOREACH method IN class.method %]
sub [% method.name %] {
  # TO-DO
}

__END__

Pode não resolver 100% do problema, mas, como eu disse, o AppML é extensível.

[]s

Nelson