[Cascavel-pm] ferramentas para UML e Perl

Terça Outubro 25 05:19:11 PDT 2005

--- Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com>
escreveu:

> Em breve, no KDE4, todas as bibliotecas serão
> portadas pra Windows,
> então dentro de 1 ano tudo do KDE já deve estar
> rodando em Windows.

Um ano? Eu preciso de uma ferramenta para agora! Se eu
tivesse maior fluência em C eu até tentaria criar um
plugin para o dia2code.

> Eu testei o ArgoUML e brinquei com o Umbrello.
> O problema são coisas do tipo... como você define um
> atributo de uma
> classe em Perl? Quando eu testei, nada disso era
> gerado corretamente.

Por o Perl não ter variáveis tipadas o programa não
deveria definir nada, mesmo que isso estivesse no
diagrama UML. Como fica o resultado?

> Os parâmetros de métodos, acredito que também não
> eram gerados.

Aí doeu.

> Ele gerava, basicamente, um bando de arquivos .pm
> com os nomes de
> classe corretos um package no alto... e uns nomes de
> métodos. Fora
> isso, mais nada.

Isso já é alguma coisa. Não está bom, mas é melhor que
nada.

Ao meu ver, a grande vantagem de utilizar isso é com
relação a documentação: manter os diagramas
atualizados com a implementação do código pode ser um
saco. E gerar código à partir do diagrama evita que
você cometa erros bobos como associar dois pacotes que
não deveriam estar associados.

O programa Autodia faz justamente o contrário: gera
diagramas à partir do código.

> Tem coisa pra Java muito melhor atualmente,
> infelizmente.

Tem muita coisa melhor porque tem alguém
desenvolvendo. Mesmo assim, ferramentas de código
aberto que tenham essas facilidades que estamos
discutindo também não estão maduras para o Java. As
melhores ferramentas ainda são as comerciais. Mesmo o
ArgoUML teve seu "branch", que é o Poseidon,
ferramenta paga. O Poseidon tem muito mais facilidades
que o ArgoUML, o que faz ele parecer uma versão demo.
O famoso Eclipse também não tem nada para ajudar nesse
sentido.

Talvez devêssemos arregaçar as mangas e fazermos nós
mesmos.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br