[Cascavel-pm] perl, MySQL e bio informatica

Alceu Rodrigues de Freitas Jr. glasswalk3r em yahoo.com.br
Terça Novembro 22 06:29:16 PST 2005

Rod Za wrote:

> Soli,
>
> Só um questionamento - não em relação à performance DBI X Class::DBI - mas não é muito "arcáico" o
> modo de como até hoje se usa o DBI?
>
> Não existiria algum "meio-termo" entre a performance do DBI e a facilidade que a Class::DBI traz?
>
> Estive procurando isso por um bom tempo e não encontrei.

Até aonde eu saiba, sempre existiu e provavelmente vai existir por um
bom tempo problemas de performance com relação a frameworks que traduzem
"SQL <-> Objetos". Seria melhor você trabalhar diretamente com bancos
orientados à objetos, mas eu nunca usei um (vi esses dias uma revista na
banca de vinha com um cdrom do Caché, versão demo - se alguém já usou,
gostaria de saber como foi a experiência).

Ter performance e facilidade seria praticamente a pedra de Roseta... mas
outras linguagens de programação sofrem do mesmo problema quando tentam
usar coisas parecidas com o Class::DBI (como por exemplo o Hibernate do
Java). Afinal você tem que traduzir de uma coisa para outra, se você
evita a tradução, não tem o sistema. :-)

Alguém já ouviu falar no Prevayler (http://www.prevayler.org/wiki.jsp)?
Existe um módulo no CPAN
(http://www.cpan.org/authors/id/N/NA/NATHANAEL/Class-Prevayler-0.02.readme)
que tenta usar as mesmas características. Dependo do projeto (se a base
de dados não for utilizada por outro sistema, por exemplo), o uso de um
framework dessa forma seria uma boa alternativa à usar um banco de dados
relacional.

[]'s
Alceu