[Cascavel-pm] comando trap UNIX

Juliano Dantas juliano.dantas em gmail.com
Sexta Novembro 11 06:25:25 PST 2005

Monges,

Existe um comando chamado TRAP no unix, o qual trata qualquer sinal
mascaraveis do sistema operacional, são aqueles que normalmente
interrompe o programa. Ou seja, quando aparece algum erro fatal na
execução de um programa, ele deve executar um outro programa ou até
mesmo executar uma determinada função.
Bem, quando eu uso o comando "system" nos meus scripts, eu utilizo um
IF que faz o tratamento obtendo o resultado de $? junto com o PRINTF,
contudo, se eu tenho várias chamadas no comando "system" no meu
script, eu tenho que realizar o IF pra cada.
A minha pergunta é: Existe alguma maneira de obter o mesmo resultado
do comando TRAP, ou seja, tem como eu obter os erros sem fazer
tratamento pra cada comando que eu realize?

Abraços a todos,
--
Juliano Dantas Almeida Silva