[Cascavel-pm] livros nacionais de perl

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Quarta Novembro 2 17:00:58 PST 2005

wendel wrote:

> O perl não tem uma multi nacional como Microsoft (.NET), Sun (Java)
>   por trás, dando apoio, incentivando. O mais que chega perto é a
>   O'Reilly, que tem o maior volume de material sobre Perl.
>
> Até hoje, na minha visão de programador iniciante, o que sinto
>   falta no perl é um nome por trás de tudo, que não seja o criador
>   da linguagem, se alguém me perguntar, qual a empresa que dá
>   apoio ao perl e cuida do projeto, eu não vou saber responder.

Acho que a O'Reilly e a ActiveState fazem um trabalho muito bom. Falta
(EMHO) no Perl um pouco de "marketing pessoal", e não tanto uma empresa
forte por trás (aliás isso pega meio mal ;P). Claro que seria bom para a
 linguagem, mas não acho que seja tão essencial assim.

> Seria ótimo ter os livros que você citou escritos de nomes
>   fortes da comunidade, mais ao tentar botar pra frente um
>   projeto desses, o pessoal iria desanimar pelo lobby de
>   editoras ao saber que o livro deles ira para a gaveta e
>   nem se sabe quando seria lançado.

Será? Essa é a minha grande dúvida. Alguém já entrou em contato com uma
editora nacional perguntando sobre isso? Qual a resposta? Como o João
Gabriel mostrou, existem sim algumas obras de Perl em português.
Infelizmente, no entanto, pelos nomes dos autores apenas 1 deles é
original, o "Guia de Consulta Rápida" do Dércio Jr. Mas as editoras são
variadas: Bookman, Ciência Moderna, O'Reilly, Novatec e Campus... Mesmo
que apenas as obras consagradas sejam traduzidas, ainda faltam muitas (o
próprio cookbook, tem em português?). Sei que a maioria dos
programadores fala inglês e sabe onde encontrar essas informações (a web
é uma fonte de informações de Perl mais completa que qualquer livro),
mas ainda acho que bons livros em nossa língua nativa são necessários.

[]s

breno