[Cascavel-pm] Editar arquivo como outro usuario.

Quinta Março 31 04:42:51 PST 2005

--- Luis Campos de Carvalho
<monsieur_champs em yahoo.com.br> wrote:
>    *Negativo*. Eu disse exatamente o contrário:
> "[usar setuid-root]
> Certamente é muito melhor uqe liberar acesso ao
> 'sudo' para um usuário
> não-humano".

Exceto se o programa que se quer executar necessita de
direitos de root. Nesse caso, eu acredito que o Sudo
seja uma solução melhor do que dar direitos de root a
um programa.

>    Eu não disse para você usar suidperl. Disse para
> você usar a técnica
> de programação para ambiente unix "setuid-root". :-)
> Desculpe o "mail"
> entendido... ;-)

Bem, nesse caso você pode fazer o script abrir o
smb.conf com os direitos necessários, e depois criar
um processo filho com direitos menores. O processo
filho vai ter acesso somente ao arquivo, já que ele
herda o filehand do processo pai. Isso pode ser o que
você precisa.

>    Pesquise mais sobre "taint mode", ou leia a
> documentação do switch
> "-T". Isso vai ajudar você. Mas não fique
> intimidado: construir
> programas que se aproveitam do sistema de usuários
> do unix não é mesmo
> fácil.

Na verdade, é um saco usar Taint mode. Considere
escrever seu programa primeiro e depois tentar
habilitar o Taint. Ele realmente ajuda a você
construir programas mais seguros, mas gera um trabalho
extra. Habilite o módulo Diagnostics

use diagnostics;

se você não entender sobre o que o modo Taint está se
queixando.

O módulo Safe pode ser interessante também, mas eu
mesmo nunca usei. Parece um tanto intrincado
utilizá-lo.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br