[Cascavel-pm] Editar arquivo como outro usuario.

Terça Março 29 06:59:14 PST 2005

 --- Rod Za <rodzadra em yahoo.com> escreveu:
> Na verdade o Apache não tem acesso ao smb.conf. O
> sistema funciona da seguinte maneira:

Desculpe, não sei porque eu fui imaginar que seu
sistema era um frontend baseado em web. :-D

> O que o SGQI faz é simular qualquer "backend"
> instalado e suportado pelo CUPS. Assim o CUPS
> reconhece o SGQI como sendo um "backend" válido e
> passa os arquivos a serem impressos. O SGQI, por
> sua vez faz a contagem de páginas e verifica se o
> usuário (dono do Job) tem quota suficiente para
> poder imprimir. Caso o usuário tenha o SGQI passa o
> job para o verdadeiro "backend" e a impressão
> é efetivada, caso não tenha quota a impressão é
> cancelada.

Ok, agora entendi a intenção do seu sistema.

> Todas as operações são guardadas num banco de dados
> (a principio estou usando o MySQL). Existe
> também um painel de controle via web (CCSGQI) o qual
> gerencia impressoras, usuários e grupos.

Ao que me parece, seu sistema lê mais do que escreve.
Apesar do MySQL ser particularmente rápido para isso,
porque você não tenta usar LDAP? É mais rápido e se o
servidor Samba usa o LDAP como repositório de
usuário/senhas, isso fica ainda mais interessante.

> O sistema roda com a mesma permissão que o servidor
> de impressão. E o único problema até agora é a
> edição automática do arquivo smb.conf.

Eu realmente não vejo a vantagem de editar o smb.conf.
Isso deveria ser trabalho do administrador, visto que
ele precisa saber que raios de periféricos andam sendo
instalados na rede.

> para o

> Eu não estou vendo muita diferença entre usar o SUDO
> e a permissão de escrita para o grupo 'lp'
> neste arquivo. tem?

Tem. Está pronto, funciona e é auditado com
frequência. Além do mais, você pode criar uma
configuração bem restrita de como seus scripts serão
executados. Não vejo necessidade em reinventar a roda.
:-)

> A minha opção por não usar o Sourceforge veio
> primeiro da minha incapacidade de escrever inglês
> bem o suficiente para os caras lá entenderem e
> aprovarem meu projeto:), Depois dessa "decepção" eu
> achei melhor manter o projeto aqui no Brasil mesmo!
> :)

Se eu fosse você, tentaria o Sourceforge. O fato de
escrever em inglês aumenta (e muito) a quantidade de
pessoas que poderão ver seu trabalho. Vale o esforço.

> cara, eu já trabalhei tanto com samba (substituindo
> NT) que já até perdi a conta. É realmente um
> dos melhores software open-source que existe, só
> acho que as vezes demora um pouquinho para
> ocorrer mudanças mais significativas (como ocorreu
> do samba 2x pro 3x).

Não existe muita coisa em Perl para Samba. Mesmo CPAN
possui apenas alguns módulos. De qualquer forma,
recomendo uma pesquisa sobre Samba por lá.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br
http://www.imortais.cjb.net