[Cascavel-pm] DESCULPAS + SITE PERL.ORG.BR + SOAP + YAML + XML + HOME MADE

Segunda Junho 20 05:19:19 PDT 2005

Buenas!!!

Bom... tive alguns contra-tempos nos últimos dias... (como queimar meu HD de 80gb novinho 1 semana buaaa ;~~~) mas estou de volta...

Começar me redimindo (será q devo?) dos tópicos sobre 'ofuscar' o código perl... :D PERDOEM-ME MONGES SE VOS MAGUEI!!! Mas na verdade fui mal interpretado por ter sido não tão claro ao tentar mostrar um ponto de vstas válido para o tópico criado pelo amigo JG.

Vamos ao que interessa...

1) Não acham que o site deveria ser um tanto quanto menos técnico demais? Não se se vocês percebem... mas creio que uma pessoa não tão próxima do grupo (não digo da linguagem Perl) mas do grupo que compõe o site.. não irá navegar tão bem, muito menos desfrutar do site em si... acho que quanto mais fácil a navegação melhor para todos... digo a respeito de acessar as áreas... o site em si está ótimo.. mas digo a respeito de acessibilidade mesmo... (refiro-me ao perl.org.br). E outra... como faria pra participar dele? Terei que deixar de ser 'projeto de coroinha' pra virar monge e então entrar? :D

2) hum.. xo lembrar... sim... pq o site é em php se o perl oferece diversas aplicação de gerenciamento de conteúdo.. com wiki até (que creio ser a melhor opção pro estilo do site).. creio que já discutiram sobre isso mas como disse anteriormente... estive fora da lista um bom tempo... aliás... queria falar com algum dos 'autoriades do grupo' em particular :) coisa boba...

3) vamos à minha dúvida... estou implementando um sistema e queria que este viesse a ser webservice... queria que aplicações externas tivessem acesso e executassem comandos neste sistema... eu pensava em fazer algo bem simples do tipo eh passada uma query string... e o meu sistema imprime o resultado da requisição na tela.. (funcionou... perfeito) so que gostei da formatação do XML ;~~  (qnd ta td otimo e vc encontra algo bonitinho quer logo aprimorar + e + ne?) e pelo que sei é a maneira que o SOAP trabalha... como discutiram recentemente.. tem também o ¨YAML... então... estou  na dúvida sobre oq utilizar.. que pontos eu deveria analisar pra fazer a escolha certa? se o YAML trabalhase na modelagem do xml ( q nao sei pq nao o faz) seria ótimo... me ajudem ;).. se possível gostaria de links introdutórios sobre os assuntos. E também.. pensei em fzr o meu 'home-made' baseando a resposta em formatação XML e distribuir o código (não seriam todos que teriam acesso a esse código, clientes restritos no caso.. já que se tratam de manipulação de informações restritas de cada um, aliás.. que quiser terá acesso.. não há pq restringir.. so que não conseguirá fazer uso na minha aplicação...) API programado em Perl. Porém.. vem a dúvida.. vale a pena? Quais as dificuldades dessa solução?

4) acho que é só...

Abraços ;)

Gabriel Vieira