Re: [Cascavel-pm] [Off-List][Advertência]: Postura Inadequada para um Líder de Grupo! [Was: Código ilegivel ...]

Nilson Santos acid06 em gmail.com
Sábado Junho 11 21:45:28 PDT 2005

On 6/11/05, João Gabriel <jamorreu em gmail.com> wrote:
> Não penso assim. Prefiro pensar assim: a pessoa aprende a linguagem e
> desenvolve o sistema dela. Por isso estou na liderança do
> CGiClube.net, que para os "reis" do Perl pode ser banal pelo conteúdo
> iniciante, mas para os usuários novos tem ajudado bastande.

Resolvi dar uma passada no CGiClube.net e logo de cara vejo um link
pro "Matt's Whois". Sim, do famigerado, Matt's Script Archive. O maior
repositório de más práticas em Perl do planeta.

Sinceramente, se os supostos iniciantes que aprendem Perl com o seu
site pegam esses scripts como exemplo... tenho minhas dúvidas se isso
beneficia a comunidade em alguma coisa. Primeiro pois estão aprendendo
más práticas, seguindo auquilo estarão programando mal. Segundo que,
além de estarem programando mal, terão como exemplo você que prega
publicamente contra as filosofias do software livre.

Na minha opinião, o CGiClube.net como representante da comunidade Perl
no Brasil é um ótimo tocador de violão (i.e. não tem nada a ver).

Se cada pessoa desenvolvesse o "seu" sistema e o guardasse a sete
chaves, a seção de downloads do seu site não existiria, o resto dele
provavelmente também não uma vez que Perl não existiria e o servidor
sob o qual ele roda não existiria e, extendendo isso pro resto,
provavelmente a internet como é hoje não existiria.

Você deveria refletir sobre isso. Nem todos têm condição para
contribuir para a comunidade. Mas, quem tem, tem obrigação de fazê-lo,
já que estão usufruindo dos frutos da mesma.

E, sinceramente, se seu software é tão bom, útil e valioso assim ao
ponto de quererem roubá-lo de você e isso representar uma grande
perda, acho que você deveria procurar o INPI e fazer um registro do
mesmo. Dessa forma, você garante seus direitos autorais por 30 (ou
50?) anos. O registro não é muito caro, se comparado a possível
fortuna que você poderá fazer com o seu software. Mas uma coisa eu te
garanto: não vão ser meia dúzia de espaços deletados que vão impedir
alguém de fazer dinheiro às suas custas.

-Nilson Santos F. Jr.