[Cascavel-pm] Linux+Perl+MSAccess

Quinta Julho 28 07:03:25 PDT 2005

--- "Er Galvão Abbott - PortoAlegre.pm"
<galvao em perl.org.br> escreveu:

> ruím. Já quebrei a
> backend em umas
> performance e no fim tive
> Access são
> PostgreSQL ou MySQL, ou

Vocês nunca pensaram em usar algo como DBM? Algumas
implementações dele (como o Trivial Database) possui
recursos adicionais interessantes e ainda são livres.

> Hmmm... Eu já desenvolvi uma vez uma aplicação Perl
> + MS Access +
> Windows 2000 Server e a performance era terrível,
> especialmente com
> conexões simultâneas. Só acredito que o Access seja
> mais rápido do que o
> Postgres (não vou nem falar em mySQL porque não
> considero ele um banco
> de dados) com um benchmark bem feitinho.

Mas que preconceito com o MySQL Galvão! :-)
Ele pode não ter todas as facilidades que o
PostgreSQL, mas em alguns casos é mais interessante
ter essas facilidades na camada do aplicativo (ao
invés de usar procedures, por exemplo).
Para sistemas aonde a leitura é mais frequente que a
escrita o MySQL escala muito bem.

> como por exemplo,
> Pois é, mas aí você tocou em dois pontos que são
> básicos: confiabilidade
> e tráfego de rede no caso do banco crescer muto.
> Ora, meus caros, em
> primeiro lugar confiabilidade é um quesito básico
> para um RDBMS e vamos
> combinar que qualquer aplicação em que eu vá usar um
> banco eu espero (e
> torço inclusive) para que o banco cresça horrores!

Concordo com você em gênero, número e grau. O Access
foi feito para usuários domésticos e aplicações aonde
no máximo umas dez pessoas o usem (com sorte, não ao
mesmo tempo). Quando a base de dados cresce muito, os
problemas logo começam a aparecer.

> Portanto não vejo absolutamente nenhuma razão
> plausível para que eu vá
> escolher o Access em detrimento do Postgres.

Se a idéia de usar o Access é usar um base de dados
simples, eu recomendaria usar DBM, até pelo
custo/benefício. Alguns SGBD simples como o SQLLite
também são superiores, sem tanta complexidade de
instalação/manutenção, seria algo como o meio termo.

A única vantagem que vejo no Access é a facilidade de
criar os formulário de acesso e relatórios. É muito
fácil usar ele para fazer isso.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br