[Cascavel-pm] Linux+Perl+MSAccess

Luciano Giordani Bassani lgbassani em terra.com.br
Quinta Julho 28 06:32:58 PDT 2005

Podem me xingar mas vou falar algo que pode magoar muita gente...

O MS Access, em termos de performance, não é tão ruím. Já quebrei a
cabeça tentando convencer meu chefe para trocar de backend em umas
aplicações que temos, falando em relação da performance e no fim tive
que enfiar "meu rabo entre as pernas". Consultas no Access são
extremamente mais velozes, se comparados com o PostgreSQL ou MySQL, ou
até mesmo o MS SQL Server. É duro, mas é verdade.

Claro que o MS Access perde em outros quesitos, como por exemplo,
confiabilidade. É um banco que eventualmente precisa de uma intervenção
do usuário para reparar e compactar o banco de dados, sem mencionar que
quando o banco de dados cresce muito, o tráfego da rede fica absurdo,
mas mesmo assim meu chefe conseguiu remediar isso quebrando o banco de
dados em arquivos menores. Também tem pouca tolerância a falhas.

Infelizmente não posso falar muito sobre Linux+Perl+MSAccess, apesar de
eu ter construído algumas aplicações que fazem replicação de dados do
Access para o MySQL, só que isso eu fiz em scripts que rodam em clientes
Windows 98 (e neste caso funcionam muito bem).

SDS,

Luciano