[Cascavel-pm] Flat Files vs Banco de Dados [off-topic]

Marco A P D´Andrade mda em embratel.net.br
Sexta Julho 22 12:17:49 PDT 2005

Vinicius,

?

>Minha opinião sobre o assunto de flat files vs BD veio de uma surra que
>tomei  lá em 1998 quando fui fazer um site para o PMDB na ocasião do Fórum
>Social Mundial (eles criaram um domínio "clone", se é que dá para chamar
>assim) para que as pessoas caíssem do site deles mais facilmente.  Eles
>tinham seus repórteres no evento (FSM) e tínhamos que colocar as notícias no
>ar. Na época eu não conhecia SQL, li o Programming the Perl DBI e fiquei
>satisfeito com o que vi em relação a Flat Files. Não é nem preciso dizer que
>me estrepei feio, né?

Minhas afirmações foram sobre casos em que acho sql como uma alternativa
ruim, uso muito postgres, mysql e já usei oracle em projetos integrados
a outras areas. Mas apesar de ser uma excelente ferramenta, existem
muitos casos em que não é conveniente usar.

Processamento de logs é um caso típico, mas em muitos casos requer
bancos de dados...

>A partir daquele momento eu fiquei sabendo de SQL e, sem dúvida, teria
>facilitado meu trabalho mil vezes.

Eu particularmente não consigo imaginar desenvolver todos os meus
trabalhos sem usar esta ferramenta, mas no caso contadores, que é uma
informação pontual acho bem mais interessante um único arquivo
corretamente atualizado.

>Como falei antes, creio que é uma questão de avaliar o projeto e decidir
>qual tecnologia usar.

Isto com certeza, o que eu tentei foi apresentar um caso que parece
ridiculo, mas com muitos acessos concorrentes pode passar a ser algo
crítico.

>Sou fã do Perl desde 1998, foi a primeira linguagem que aprendi - por
>hobby - e divulgo ele onde quer que eu vá. Hoje, porém, se tivesse que fazer
>um projeto igual àquele novamente, o faria usando (!!!) PHP com MySQL.  Sem
>flames, por favor.

Eu adoro Perl, divulgo como uma excelente ferramenta, para quem quiser
utilizar, mas muitas vezes mal utilizada pode atrapalhar mais que
ajudar, ficando preferivel o uso de ferramentas melhor conhecidas pelo
pessoal de implementação.

Claro que para superar esta questão de conhecimento já temos iniciativas
de palestras, e possivelmente cursos.

Sds,
Marco Antonio