Re: [Cascavel-pm] diferenças entre crypt e Digest::MD5

Sexta Julho 15 06:20:16 PDT 2005

--- Alexandre de Abreu <alexandre.abreu em gmail.com>
escreveu:

> Foi mais fácil do que eu pensava, acompanhe abaixo a
> mudança da senha
> do meu user para "teste", logo depois usei o mesmo
> salto que estava no
> /etc/shadow e gerei o hash :)
>
> # passwd alex
> Changing password for user alex.
> Enter new UNIX password:
> Retype new UNIX password:
> passwd: all authentication tokens updated
> successfully.
> # grep alex /etc/shadow

alex:$1$leNmpSbH$C4Tr0nsm/5PH5wrT6KRxd0:12978:0:45:15:::
> # perl -e 'use Crypt::PasswdMD5; print
> unix_md5_crypt("teste",
> "leNmpSbH"),"\n";'
> $1$leNmpSbH$C4Tr0nsm/5PH5wrT6KRxd0
> #
>
> O salto vc pode adquirir usando aquela rotina que vc
> tinha colado
> mesmo. O módulo encontrei no CPAN, percebi que está
> disponível em
> forma de pacote tbm para a maiorias das distros
> Linux.

Obrigado Alexandre. Isso vai ajudar bastante.
Eu vou aplicar isso tudo no FAUS
(http://faus.sourceforge.net) e me livrar dos
problemas que existem derivados das incompatibilidades
entre os programas adduser (e useradd) entre
diferentes distribuições Linux (Slackware e RedHat,
principalmente). Isso vai evitar algumas "system
calls" indesejadas também. ;-)

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br