Re: [Cascavel-pm] diferenças entre crypt e Digest::MD5

Sexta Julho 15 06:16:25 PDT 2005

--- "Breno G. de Oliveira" <breno em clavis.com.br>
escreveu:

> Acabei de testar o seguinte script na minha maquina
> e funciona
> perfeitamente:
>
> $pwd = '$1$G1tqZ55i$QaqM58HWmXSo1.CXMlh4g0';
> print "digite a senha (abc123): ";
> chomp ($word = <STDIN>);
> if (crypt($word, $pwd) ne $pwd) { die "\nsenha
> errada\n"; }
> else { print "\nsenha correta!\n"; }

Eu tentei fazer o mesmo numa máquina com Conectiva
Linux 8 e Perl 5.8 (instalado via arquivo fonte). Não
funcionou porque o crypt nesse sistema não inclui o
"$1$" na senha criptografada, nem o salto utilizado.

Eu acredito que isso tenha algo a ver com a função
crypt do Perl usar a mesma biblioteca C do crypt
disponível no sistema... o que é bastante confuso,
visto que as senhas no Conectiva 8 usando MD5 e são
armazenadas no /etc/shadow.

De qualquer forma, obrigado pelo feedback. Bom saber
que isso funciona em alguns sistemas e em outros não.

> O conteudo de $pwd eh uma entrada valida no
> /etc/shadow, contendo a
> senha 'abc123'.
>
> Foi adaptado do exemplo da crypt no perldoc e nao
> usa modulos externos.
> Era isso que vc queria?

Sim, mas acho que não vai funcionar como eu gostaria.
Eu preciso garantir que isso vá funcionar em
configurações esquisitas como da máquina que citei...
acho que a melhor forma de fazer isso é usar o módulo
Crypt::PasswdMD5
(http://search.cpan.org/~luismunoz/Crypt-PasswdMD5-1.3/PasswdMD5.pm)

> Ah, sobre as senhas no /etc/shadow, uma otima
> referencia eh o PUIS
> (Practical Unix and Internet Security). No capitulo
> 8 da segunda edicao
> tem uma parte inteira sobre isso, chamada "The UNIX
> Encrypted Password
> System".

Não espalhe para ninguém, mas se você procurar o livro
no Google você vai achar ele em HTML... rs
O livro é bom e esse capítulo cita tudo... menos a
parte de utilização de MD5 e formato da senha no
/etc/shadow. ;-)

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br