[Cascavel-pm] gerando pacotes RPM de módulos Perl

Quarta Janeiro 5 10:51:18 CST 2005

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:
> Olá monges,
>
> Alguém já tentou atualizar um módulo Perl e descobriu
> que ele já estava instalado na sua distribuição Linux?

   Alceu, normalmente eu mantenho o pacote instalado (como referência,
normalmente como "hold" e instalo meus módulos favoritos usando o CPAN
(e ignorando completamente o sistema de gerenciamento de pacotes locais).

> Você então remove o programa, instala o módulo de sua
> forma preferida e tudo funciona bem, exceto quando
> você tenta instalar qualquer outra coisa via RPM e
> descobre que quebrou N dependências que existiam
> antes.

   Tenho certeza de que você pode contornar estes inconvenientes
mantendo sua própria biblioteca Perl em separado, através das muitas
opções de instalação oferecidas pelo CPAN.pm.

   Experimente, por exemplo, manter uma biblioteca "privada" de módulos,
em um caminho não-padrão.

> Eu estava procurando uma ferramenta para criar pacotes
> RPM's (processo chato de fazer) e encontrei algumas
> referências no Freshmeat de ferramentas que convertem
> módulos Perl para respectivos pacotes RPM.

   Isso parece interessante.
   Mas é como eu disse: não costumo respeitar os limites impostos pelos
gerenciadores de pacotes, já que via de regra o Perl é atualizado muito
mais rapidamente do que um pacote "stable".

> Não testei nenhum, mas achei interessante divulgar:
>
> http://www.quantumlinux.com/~kevin/rpmpan/
> http://trific.ath.cx/resources/perl2rpm/
> http://search.cpan.org/~mikedlr/makerpm-0.409/makerpm.pl
>
> Se alguém for curioso pra testar, por favor poste seus
> comentários na lista!

   Pode ser interessante.
   Vai me faltar apenas onde instalar os pacotes, já que eu uso Debian
em casa... vou ser obrigado a instalar um "alien" para gerenciar estas
"coisas"... :)

   Putamplexos, e obrigado pela dica!
  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Sao Paulo PM Leader,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA