[Cascavel-pm] Projeto começando - PMacs

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Segunda Janeiro 3 11:39:09 CST 2005

Olá todos,

Como alguns devem saber sou um fã incondicional do XEmacs, mas estou
chegando em um momento da minha vida em que eu preciso fazer
personalizações nele, mas eu não entendo Lisp e nem quero aprender
(linguagem horrorosa cheia de parênteses).

Resumindo, resolvi começar o PMacs (Perl eMacs), já registrei o projeto
no sourceforge (deve ser aprovado em breve). Então é issso... A minha
idéia é implementar baseado no Oak2 utilizando uma arquitetura que
permita o reaproveitamento do código para interface X, Gtk, Kde e
Ncurses. Algo tipo MVC (Model-View-Controller).

O que eu já comecei a implementar foi a parte do Model, que é o acesso
aos arquivos (Buffers). Que por razões de performance será implementado
em várias classes... Tipo assim...

Um buffer representa um arquivo, que você abriu do disco. Vamos dizer
que em uma parte do arquivo você insere um caractere, então para evitar
de ler o arquivo inteiro para poder modificar esta parte eu crio uma
árvore binária, crio dois fragmentos a partir do primeiro e insiro entre
eles um fragmento em memória, dessa forma não é preciso ler o arquivo
todo nem modificar o arquivo na hora.

Na hora que for salvar, vai passar pela árvore toda salvando em um
arquivo temporário e depois renomeando o original para arquivo~ e o
temporario para o nome original.

e aí... o que dizem?

daniel