[Cascavel-pm] Licensiamento e Sindicalização -- [Was: Qualidade == (C++|Java)?]

Domingo Fevereiro 6 09:28:27 PST 2005

Nilson Santos wrote:
> Mas... a idéia é que numa empresa baseada em mão-de-obra barata e
> abundante, se pensa em fazer um sistema utilizando as
> tecnologias-padrão do mercado e se espera que a mão-de-obra cometerá
> erros tão abundantes quanto sua quantidade.
> Dessa forma a descartabilidade de cada um é muito maior.

   E conseqüentemente, o comprometimento é muito menor.

> Mas na verdade mesmo, é que quem falou aquilo simplesmente não
> consegue fazer um programa sem bugs (ou ao menos sem bugs descarados,
> horríveis e que pulam em sua frente no primeiro teste) e assume que
> todos são assim.

   Eu concordo.
   E por causa de aberrações como estas, eu sou a favor de que a
engenharia de software seja tratada como as outras engenharias --
regulamentação, normatização pesada, e criação de um Conselho Regional
de Engenharia e Ciências da Computação (CRECC), responsável por
regulamentar a área e conceder licensas para engenheiros de software,
analistas de sistemas e cientistas da computação.

   Desta forma, teríamos um "engenheiro responsável" por cada sistema, e
apenas pessoas autorizadas pelo CRECC poderíam assumir responsabilidades
importantes como ensinar, projetar, analisar e construir sistemas de
computador.

   Além disso, quem "pisar na bola" acaba julgado pelo conselho, e não
enlamea a reputação da nossa profissão. Desta forma, teríamos sistemas
melhores e mais bem-feitos, documentação e processos inteligentes em
todas as empresas.

   Claro, isto funcionaria apenas se o exame de admissão da CRECC for
sério como o da OAB, e a associação for verdadeiramente ética e
democrátrica (talvez nem mesmo a OAB seja um exemplo tão bom nisso...)

   Sonhando com a utopia, putamplexos!
  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Sao Paulo PM Leader,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA