[Cascavel-pm] YAPC::Brasil::2006

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Sábado Dezembro 17 15:03:29 PST 2005

> Peço a todos os membros que deixe a vergonha de lado e envie a
> sua proposta de trabalho. A minha experiência mostra que este é
> uma boa hora de mostrar aquele assunto que você está aplicando
> na empresa, e ou aquele outro que você leu/estudo e acha que é
> de interesse de outros (afinal chamou a tua atenção). (...)
>
> Pessoal, o FISL é em abril, temos 4 meses para refinar as palestras
> e cases, e talvez antes do FISL já teremos
> os encontros técnicos em São Paulo para o pessoal de Sampa ir treinando.

Quero reforçar o convite do Solli para que todos mandem sugestões de
palestras, e quero repetir uma a proposta de realização de
palestras-relâmpago.

Palestras relâmpagos são 16 palestras de 5 minutos, organizadas em um
período de 90 minutos, sobre qualquer tema relacionado à linguagem
Perl.

Por quê alguém se interessaria em apresentar uma palestra-relâmpago?

Talvez você nunca tenha dado uma palestra antes, e então gostaria de
começar pequeno;

Talvez você não se sinta capaz de apresentar uma palestra; é muito
mais fácil organizar e apresentar uma palestra de 5 minutos do que uma
maior.

Talvez você não tenha muito sobre o que falar; ou talvez você só
queira levantar uma questão, ou convidar as pessoas a colaborarem com
seus projetos, ou falar sobre algo legal que você fez, ou contar uma
história. Todas essas coisas são interessantes, mas provavelmente não
seria possível preencher uma palestra de 30 minutos.

Talvez você tenha várias coisas a dizer; não há nada de errado em
apresentar várias palestras-relâmpago. Afinal, são apenas 5 minutos!

Por outro lado, muita gente poderia se interessar em assistir as
palestras relâmpago, pois o risco de não encontrar algo interessante é
muito menor.

Ainda não sabe se você seria capaz de apresentar uma
palestra-relâmpago? Aqui vão algumas idéias sobre o que você poderia
falar:

1. Por quê o meu módulo preferido é X.
2. Eu quero iniciar um projeto X. Alguém mais quer participar?
3. Projeto bem-sucedido: eu iniciei o projeto X e ele deu certo. Saiba por quê.
4. Projeto mal-sucedido: eu iniciei o projeto X e ele deu errado. Saiba por quê.
5. Heresia: todo mundo diz X, mas todos estão errados. Saiba por quê.
6. Vocês são todos uns idiotas: aqui estão os problemas com essa comunidade.
7. Chamada à ação: precisamos fazer mais X / menos Y
8. Não seria legal se X?
9. Alguém precisa fazer X.
10. Eu gostaria...
11. Por que X foi um grande erro.
12. Por que X parece um grande erro, mas não é.
13. Como é fazer X.
14. Aqui vai uma técnica útil que funciona.
15. Aqui vai uma técnica que eu pensei que seria útil, mas não funcionou.
etc.