[Cascavel-pm] extremamente perdido

Terça Agosto 16 08:57:41 PDT 2005

--- João Henrique Freitas <joaohf em gmail.com> escreveu:

> Ja peguei dois livros na biblioteca sobre perl.
>
> Porque todo mundo que eu converso sobre perl diz que
> é uma linguagem
> dificil? Realmente ela é?

O que normalmente reclamam do Perl é sobre a sintaxe
dele... não acho que seja difícil de programar depois
que você se acostuma com a sintaxe, pelo contrário.
Mas até aí, a sintaxe (mnemônicos) do C e C++ também
são um saco. E sim, é possível criar códigos bem
obscuros com Perl! Mas também é possível criar poemas
usando Perl (procure por perl poetry). :-)

Talvez você realmente se sinta um pouco perdido quando
começar a trabalhar com referências e objetos... a
sintaxe realmente é meio confusa, muitos caracteres
para conseguir fazer algo. :-D Se não estou enganado,
a interface do Perl 6 para objetos está ficando mais
"limpa".

Também é fácil se atirar no próprio pé usando Perl (da
mesma forma que o UNIX), visto que a linguagem lhe dá
poderes para implementar a solução do jeito que você
quiser. Isso é bem diferente de linguagens como o
Java, aonde você está amarrado a um monte de
"contratos" e modelos. Aí fica um pouco mais difícil
de errar se você seguir esses padrões, mas sua
criatividade também vai por água abaixo.

Recomendo fortemente que você tente arrumar o livro
"Learning Perl" da O'Reilly. E evite os livros de Perl
de editoras brasileiras porque eles são bem fraquinhos
(pelo menos os que vi até hoje).

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br